Solidariedade: Diocese de Angra envia donativo de 40 mil euros para apoiar as vítimas da tempestade Kristin

Conselho Presbiteral decidiu enviar ajuda de emergência à Cáritas Diocesana de Leiria

Foto: Cáritas Diocesana de Leiria

Angra do Heroísmo, 11 fev 2026 (Ecclesia) – A Diocese de Angra vai antecipar de imediato um donativo de 40 mil euros à Cáritas Diocesana de Leiria, “por conta da  Renúncia Quaresmal deste ano”, para ajudar as populações afetadas “pela tragédia” provocada pela tempestade Kristin.

“Com a antecipação desta verba, a Diocese pretende tornar mais rápida e eficaz a resposta solidária, não esperando pela recolha integral das ofertas quaresmais. O gesto é entendido como sinal concreto de comunhão entre Igrejas e de proximidade às famílias que enfrentam perdas significativas na sequência das intempéries”, explica a Diocese de Angra, em informação enviada hoje, dia 11 de fevereiro, à Agência ECCLESIA, através do seu gabinete de comunicação.

Os 40 mil euros, para apoiar as vítimas da tempestade Kristin, vão ser canalizados através da Cáritas da Diocese de Leiria, organismo diocesano que está a “acompanhar diretamente as situações de emergência e reconstrução”, procurando dar resposta às múltiplas necessidades sociais que continuam a surgir após a passagem da depressão, na madrugada de 28 de janeiro.

Esta decisão solidária, acrescenta a Diocese de Angra, foi apoiada pelo Conselho Presbiteral, que decidiu que a renúncia quaresmal deste ano será para a Cáritas de Leiria; este órgão consultivo do bispo diocesano esteve reunido, desde segunda-feira, na 49ª Assembleia Plenária, até esta quarta-feira, em Angra do Heroísmo.

O donativo de 40 mil euros para apoiar as vítimas da tempestade Kristin na Diocese de Leiria-Fátima vai ser formalizado para que “a ajuda possa chegar sem demora às necessidades mais urgentes no terreno”, lê-se no portal online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra.

Esta quarta-feira, a Cáritas Diocesana  dos Açores anunciou também o envio imediato de 10 mil euros para a Cáritas de Leiria.

A renúncia quaresmal é uma prática em que os fiéis abdicam da compra de bens adquiridos habitualmente noutras épocas do ano, reservando o dinheiro para finalidades especificadas pelo bispo da sua diocese.

A Quaresma, que se inicia a 18 de fevereiro, com a celebração de Quarta-feira de Cinzas, é um tempo litúrgico de 40 dias (a contagem exclui os domingos), marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência; serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão (dia 5 de abril, em 2026).

CB

Partilhar:
Scroll to Top