O capelão nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses lembrou que «a responsabilidade dos fogos é de todos» e «todo o cuidado é pouco»
Lisboa, 23 ago 2023 (Ecclesia) – O bispo D. Américo Aguiar, capelão nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), visitou, esta quarta-feira, os bombeiros que ficaram feridos no combate aos incêndios em Baião, no Hospital Padre Américo, em Penafiel.
Um comunicado enviado à Agência ECCLESIA informa que D. Américo Aguiar visitou, hoje, os bombeiros da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Vila Meã que ficaram feridos, esta terça-feira, quando a sua viatura caiu numa ravina, no incêndio em Baião, no distrito do Porto.
A LBP informou, esta manhã, que dos quatro bombeiros feridos de Vila Meã, “um já teve alta hospitalar” e os restantes permanecem internados; destes três, o condutor da viatura “foi operado à coluna e encontra-se estável”, uma outra bombeira está a “aguardar que seja operada ao braço”, é o caso que “inspira maiores cuidados”.
Segundo comunicado da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, estes bombeiros foram estabilizados no local do acidente pelo INEM e transportados para o Hospital Padre Américo, em Penafiel, divulgou a Rádio Renascença.
O bispo auxiliar de Lisboa aproveitou esta oportunidade para “exortar a todos os Portugueses” para “adotarem comportamentos responsáveis atendendo às altas temperaturas e aos ventos”.
D. Américo Aguiar apelou também à “colaboração com as autoridades da Proteção Civil e de Emergência: Todo o apoio aos nossos bombeiros”.
“Basta vermos o que se passa em outros países, Europa e América, para entendermos que estes novos tempos obrigam a comportamentos para com a floresta de maior e enorme responsabilidade; todo o cuidado é pouco, a responsabilidade dos fogos é de todos”, desenvolveu o capelão nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses.
Na sua página na rede social Facebook, a Liga dos Bombeiros Portugueses informa que o seu Fundo de Proteção Social do Bombeiro continua a acompanhar a “evolução do estado de saúde dos bombeiros feridos em serviço”, esta terça-feira.
CB