Solidariedade: Conferência vicentina de Faro distribuiu mais de 25 toneladas de alimentos em 2014

Faro, 30 mai 2015 (Ecclesia) – A Conferência Beato Nuno de Santa Maria, da Sociedade de São Vicente de Paulo de Faro, informou que distribuiu mais de 25 toneladas de alimentos, oito de mil euros e apoiou cerca de 170 famílias em 2014.

“São famílias com muitas carências, muitas vindas de bairros de barracas existentes na cidade ou arredores. Agora vivem em casas sociais da Câmara Municipal de Faro, muitas delas sem trabalho ou com reformas de miséria”, explica um comunicado da organização, que adianta serem distribuídos semanalmente a estas famílias “mais de 700 quilos de frutas e legumes”.

Segundo a Conferência Beato Nuno de Santa Maria, da Sociedade de São Vicente de Paulo de Faro, em 2013 apoiaram cerca de uma centena mas o Banco Alimentar Contra a Fome pediu que ajudasse “mais cerca de 60 famílias”, residentes na zona de Santo António do Alto, que perderam o “apoio da Fundação António da Silva Leal”.

Neste contexto de 13 toneladas a conferência vicentina forneceu “mais de 25 toneladas de alimentos” em 2014 a “famílias carenciadas do concelho de Faro”.

A organização católica de solidariedade informa que também distribuiu o valor pecuniário de 8280 euros que ajudaram as famílias beneficiárias a “pagar medicamentos, parte de rendas de casa, gás, entre outras necessidades”.

Com 86 anos de ação sócio caritativa no Concelho de Faro, a conferência contextualiza que o valor foi angariado em peditórios à porta das igrejas locais – 6118 euros, das quotas dos associados – 1736 euros, de donativos particulares – 632 euros e 233 euros em coletas.

A Conferência Beato Nuno de Santa Maria que faz um “balanço muito positivo” do trabalho realizado em 2014 destaca que “há muito” que não recebe apoios de entidades oficiais, contando apenas com as ajudas da sociedade civil e de algumas empresas.

Com “cada vez menos trabalhadores efetivos” a instituição revela ainda que conta com a ajuda de “muitos voluntários sem-abrigo” que colaboram concretamente “na carga e descarga de alimentos”.

A primeira conferência vicentina em Portugal foi criada em Lisboa, em 1859, e segundo o jornal ‘Folha do Domingo’, da Diocese do Algarve, atualmente a Sociedade São Vicente de Paulo desenvolve o seu trabalho através de 900 conferências com mais de 1500 vicentinos.

FD/CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR