Durante três dias, foram acolhidos 1.720 «convidados», servidas 4.030 refeições e distribuídas cerca de 10.200 peças de roupa
Lisboa, 21 dez 2023 (Ecclesia) – A 35ª Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz, que decorreu entre 16 e 18 de dezembro, na Cantina da Cidade Universitária, em Lisboa, acolheu 1.720 pessoas sem-abrigo ou em condição de vulnerabilidade social, um crescimento de 36% face ao ano anterior.
“Este incremento já era esperado pela organização, tendo em conta a atual conjuntura do país e do número de pessoas apoiadas pela Comunidade durante todo o ano”, indica a instituição numa nova enviada à Agência ECCLESIA.
Segundo os dados, a área mais procurada foi a da alimentação, tendo sido servidas 4.030 refeições, um aumento de 40% comparativamente a 2022.
“O número de pessoas que sobrevivem nas ruas da cidade de Lisboa aumentou durante este ano cerca de 25%, num movimento continuo que ainda não terminou, o que já indicava que iríamos receber mais convidados. O que não acompanhou esse crescimento foram os donativos. Depois de passar o Natal, é fundamental não esquecer que, mais do que nunca, precisamos de continuar a apoiar estas pessoas”, alertou o presidente da Comunidade Vida e Paz, Horácio Félix.
A Instituição Particular de Solidariedade Social do Patriarcado de Lisboa revela que o atendimento do Espaço Aberto ao Diálogo (EAD) foi o que recebeu mais convidados, “com 293 pessoas recetivas a ser motivadas para a mudança e encaminhadas para serviços ou respostas que necessitavam”; Este número representou um crescimento de cerca de 50% face ao homólogo.
Além disso, durante os três dias de Festa de Natal, foram distribuídas cerca de 10.200 peças de roupa, realizados 109 rastreios dentários, 173 consultas médicas, 168 rastreios cardiovasculares e 139 banhos quentes.
“Conseguir manter os serviços da Instituição é um desafio muito grande. Temos tido um decréscimo bastante acentuado de donativos. Acreditamos que o próximo ano possa ser muito difícil”, lamentou a diretora-geral da Comunidade, Renata Alves.
Em comunicado, a Comunidade Vida e Paz demonstrou-se preocupada com a capacidade de resposta, “uma vez que existe um decréscimo das doações na ordem dos 30%”.
Apesar das más notícias, a instituição destaca que o número de voluntários aumentou, que apoiaram as pessoas em situação sem-abrigo ou em condição de vulnerabilidade social das mais diversas formas.
“Este ano, a festa recebeu quase mil voluntários, mais 44% do que no ano passado, alguns dos quais prestaram apoio técnico como: médicos, enfermeiros, cabeleireiros, artistas, técnicos dos vários serviços da cidadania, entre outros. Sem eles, a Festa de Natal não seria possível”, assinalou a Comunidade Vida e Paz.
A Festa contou também com a participação de vários artistas que “contribuíram para espalhar o espírito de Natal, durante os três dias mágicos”, nomeadamente os D.A.M.A, João Só, Mónica Teotónio, António Zambujo, Fernando Pereira, Mico da Câmara Pereira, Tino de Rans e Luís Represas.
A Comunidade Vida e Paz tem como missão ir ao encontro e acolher pessoas em condição de sem-abrigo ou em situação de vulnerabilidade social, ajudando-as a recuperar a sua dignidade e a (re)construir o seu projeto de vida, através de uma ação integrada de prevenção, reabilitação e reinserção.
A Festa de Natal tem como objetivo proporcionar aos convidados momentos de partilha e convívio com os voluntários que, através de pequenos gestos e palavras, motivam as pessoas a transformar as suas vidas.
A Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz é o tema do Programa Ecclesia que vai ser emitido no Dia de Natal, na RTP2, pelas 15h00.
LJ/PR
Lisboa: Comunidade Vida e Paz acompanha «cada vez mais pessoas» nas ruas – Renata Alves