Os convidados da festa são as pessoas em situação de sem-abrigo
Lisboa, 21 out 2025 (Ecclesia) – A Comunidade Vida e Paz (CVP), instituição sem fins lucrativos do Patriarcado de Lisboa, informa que já estão abertas as inscrições para os voluntários da 37.ª Festa de Natal com as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, na Cidade Universitária.
“A Festa de Natal é o reflexo do compromisso da Comunidade Vida e Paz em devolver dignidade, esperança e novos caminhos de vida a quem mais precisa”, afirma a diretora-Geral da CVP, Renata Alves, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A Comunidade Vida e Paz, uma instituição sem fins lucrativos do Patriarcado de Lisboa, organiza há 37 anos uma festa de Natal que tem como convidados as pessoas em situação de sem-abrigo que apoia ao longo do ano, a quem procura devolver a “dignidade e esperança”, juntando-os a profissionais, voluntários, parceiros e benfeitores num “verdadeiro encontro de partilha, solidariedade e afeto”.
“É uma celebração que só acontece graças à generosidade e à entrega de tantos voluntários e benfeitores”, acrescenta Renata Alves
A Comunidade Vida e Paz informa que já estão abertas as inscrições para os voluntários que querem participar na edição da festa de Natal 2025, que se vai realizar de 19 a 21 de dezembro, na cantina da Cidade Universitária de Lisboa.
As inscrições devem ser realizadas através da plataforma online da CVP, onde o voluntário escolhe a área que quer integrar, e para esclarecimentos a instituição tem também um endereço de correio eletrónico: voluntariado.natal@cvidaepaz.onmicrosoft.com.

Em 2024, na 36.ª Festa de Natal com as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, a CVP teve a adesão de 1794 convidados, serviu 4281 refeições, e realizou 1008 atos médicos e 478 atendimentos na área da cidadania.
Neste sentido, a organização de solidariedade com personalidade jurídica e civil, tutelada pelo Patriarcado de Lisboa, apela também à “generosidade de todos” para que contribuam com “donativos monetários, em serviços ou géneros”, que são essenciais para tornar possível a realização desta festa de Natal; os doadores podem contactar a CVP pelo email secretariado.natal@cvidaepaz.onmicrosoft.com.
Fundada em 1989, a Comunidade Vida e Paz é uma organização sem fins lucrativos que há 36 intervém junto das pessoas em situação de sem-abrigo, tem como missão “ir ao encontro e acolher” essas pessoas, “ou em situação de vulnerabilidade social”, ajudando-as a recuperar a sua dignidade e a “(re)construir o seu projeto de vida, através de uma ação integrada de prevenção, reabilitação e reinserção”.
A CVP conta com “cerca de 600 os voluntários” que, diariamente, colaboram na “reconstrução de sentidos de vida”, nas voltas da noite, quando vão ao encontro das pessoas em situação de sem-abrigo e “levam escuta-ativa, compreensão e atenção”, para além da alimentação, e que vão distribuir convites para Festa de Natal.
Apresenta ainda outras respostas como o Centro de Intervenção de Primeira Linha, Comunidades Terapêuticas e de Inserção, a Unidade de Apoio à Reinserção.
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa distinguiu a Comunidade Vida e Paz como membro honorário da Ordem do Mérito, no Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza 2024 (17 outubro), nas jornadas comemorativas do 35º aniversário da instituição.
CB