Lisboa, 23 dez 2023 (Ecclesia) – A Capela do Rato, em Lisboa, organiza hoje um almoço de Natal, convidando à participação na “grande festa”.
“Assim, enquanto todas as famílias do mundo se reúnem à volta da mesa, Sant’Egídio estende a mesa aos mais pobres, como as crianças da Escola da Paz, as famílias da Plataforma de Ajuda e aos nossos idosos. Para viver este Natal de Sant’Egídio, não é preciso muito: um presente, uma doação ou um pouco do nosso tempo”, pode ler-se na nota da comunidade católica do Patriarcado de Lisboa.
A Capela do Rato promove a oferta de presentes para as crianças e de cabazes para as famílias que foram embrulhados e preparados esta quinta e sexta-feira, nos dias 21 e 22 de dezembro, informa a Capela do Rato.
A Comunidade de Santo Egídio, conhecida como a “pequena ONU católica”, foi fundada no bairro italiano de Trastevere, em Roma, por Andrea Riccardi, professor de história contemporânea, em 1968.
Trata-se de um organismo reconhecido pela União Europeia e pelo Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), pelo trabalho em prol dos direitos humanos e da paz, a nível internacional.
A Comunidade de Santo Egídio recebeu o Prémio Calouste Gulbenkian pela sua ação em favor da paz no mundo e junto dos mais pobres, em 2014.
LJ/PR