Lisboa, 23 out 2025 (Ecclesia) – A empresa REN – Redes Energéticas Nacionais doou uma viatura ao Centro Paroquial de Cachopo, que vai permitir reforçar o apoio social da instituição da Diocese do Algarve, no âmbito do compromisso de responsabilidade social e apoio às comunidades vulneráveis.
“Este gesto solidário da REN representa não apenas um valioso recurso, mas também um sinal de reconhecimento e compromisso para com a missão social que diariamente desenvolvemos”, disse o presidente do Centro Paroquial de Cachopo, o diácono permanente Albino Martins, num comunicado enviado hoje, 23 de outubro, à Agência ECCLESIA.
A empresa Redes Energéticas Nacionais realça que a doação desta viatura se insere na sua “política de responsabilidade social”, e reforça também o seu “compromisso com a sociedade civil ao promover iniciativas que geram impacto positivo”.
“A viatura permite à instituição criar um novo circuito de apoio domiciliário, reforçar a capacidade de resposta do serviço e assegurar um apoio mais célere e eficaz a todos os utentes”, acrescenta a REN, sobre a viatura que já se encontra ao serviço dos utentes do Centro Paroquial de Cachopo.

Em 2024, a empresa Redes Energéticas Nacionais doou também uma viatura (em 2ª mão) ao Centro Paroquial de Cachopo, que agradeceu a necessidade que foi “colmatar uma necessidade da instituição” que tinha “viaturas envelhecidas e com muito desgaste (300000-400000 km)”, lê-se na sua página na internet.
Este centro paroquial, no interior serrano da Diocese do Algarve, foi criado pela Fábrica da Igreja Paroquial de Cachopo, localidade do concelho de Tavira, a 6 de abril de 1990, e colabora com outras instituições e com os serviços públicos competentes “num espírito de entreajuda e solidariedade”.
Cachopo, na Região Pastoral do Sotavento da diocese algarvia, é uma “aldeia isolada do interior algarvio”, constituída, em grande número, por uma população extremamente envelhecida, “que manifesta inúmeras carências a nível social e económico”.
O Centro Paroquial de Cachopo, com cerca de 50 funcionários, presta apoio domiciliário a 50 idosos, tem um lar de idosos com 30 utentes e um centro de convívio, onde apoia 12 utentes.
Em 2022, o diácono permanente Albino Martins, que é o responsável pelos Centros Paroquiais de Cachopo, Martim Longo e Vaqueiros, alertava que a ausência de uma rede de transportes públicos não permitia contratar mais trabalhadores para estas instituições de solidariedade social, dando o exemplo da Freguesia de Cachopo a cerca de 43 quilómetros de Tavira.
A empresa REN – Redes Energéticas Nacionais que doou uma viatura ao Centro Paroquial de Cachopo atua em “duas grandes áreas de negócio”, o transporte de eletricidade em muito alta tensão e o transporte de gás natural em alta pressão, e respetivas gestões técnicas globais.
CB/OC