Solidariedade: Católicos pedem ajuda aos vizinhos para evitar casos de fome em paróquia do concelho de Cascais

Bens distribuídos pelo Banco Alimentar Contra a Fome «nunca chegam» para as necessidades, refere pároco

Carcavelos, Lisboa, 06 dez 2012 (Ecclesia) – Alguns dos leigos católicos da paróquia de Carcavelos, no concelho de Cascais, estão a bater à porta dos vizinhos com o objetivo de lhes pedir ajuda para evitar casos de fome na freguesia.

“Em vez de irmos ter com pessoas que não conhecemos, e que até podiam ajudar pontualmente, a ideia é que os embaixadores [da paróquia] falem com os seus vizinhos”, apelando à sua “alma grande” para vincar a “necessidade tremenda de acabar com a fome”, explicou o pároco ao programa ECCLESIA na Antena 1.

O padre António Teixeira quer aproveitar a proximidade para juntar “crentes e não crentes” no projeto ‘Vizinhos com Alma’, iniciativa da Igreja Católica “que tem por base o coração”.

[[a,d,3642,Emissão 05-12-2012]]Em novembro e dezembro os “embaixadores” fazem “contactos personalizados com os vizinhos”, para que em janeiro se dê início à recolha mensal de géneros, dado que os bens distribuídos pelo Banco Alimentar Contra a Fome “nunca chegam” para as necessidades, explicou.

“Às vezes só temos arroz com arroz ou massa com massa para entregar, o que é inadmissível”, frisou o responsável da paróquia, instituição que apoia mais de mil famílias.

O sacerdote deseja que dentro de alguns anos, ao recordar este período de crise, se possa dizer que “não houve fome em Carcavelos”.

Se a comunidade paroquial perder “o medo do amor”, passará “facilmente” da “esperança à certeza” e da “promessa à concretização”, salientou, acrescentando que a solidariedade “não pode ficar confinada ao tempo do Advento ou do Natal”.

A emissão com a entrevista ao padre António Teixeira, transmitida esta quarta-feira às 22h45, pode ser ouvida no site do programa ECCLESIA na Antena 1.

PRE/RJM

Partilhar:
Scroll to Top