Caritas Portuguesa é parceira e convida a partilhar o significado de «casa»
Lisboa, 04 jul 2018 (Ecclesia) – A Caritas Portuguesa associou-se à campanha internacional ‘What is HOME?’, dedicada às razões das migrações, no âmbito do programa MIND – Migrações, Interligação e Desenvolvimento que envolve mais 11 países europeus.
“Durante os próximos 3 anos vamos olhar de perto a viagem de migrantes e refugiados para saber o que os faz sentirem-se em casa”, explica a organização católica.
A campanha internacional ‘What is HOME?’ pretende criar um entendimento mais amplo das razões pela quais as pessoas migram e mudam de um lugar para outro, bem como a forma como desenvolvimento sustentável neste contexto.
As histórias sobre migração vão ser divulgadas na internet – www.whatishome.eu.
A organização desafia também cada pessoa a partilhar o que “significa casa” para si, com uma fotografia nas redes sociais com a hashtag (palavra-chave) #whatishome, e a identificar amigos para se juntarem à campanha internacional.
A campanha ‘What is HOME?’ insere-se no projeto MIND – Migrações, Interligação e Desenvolvimento, que é financiado pela Comissão Europeia (DG DEVCO), e liderado pela Caritas Áustria, que tem como parceiros as Cáritas Bavária (Alemanha), da Bélgica, da Bulgária, da República Checa, Itália, dos Países Baixos, de Portugal, da Eslováquia, Eslovénia, da Suécia e a Cáritas Europa.
A Cáritas Portuguesa explica que até 2020 esperam um “melhor entendimento” do público em geral sobre a relação entre “desenvolvimento sustentável universal e migrações”, e que entidades governamentais, organizações da sociedade civil, individuais e outros atores do desenvolvimento “cada vez mais comprometidos em abordar as causas na origem das migrações forçadas e no investimento em migrantes e refugiados”.
CB/OC