Lisboa, 23 mai 2012 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa anunciou hoje que vai receber ao longo dos próximos três anos um donativo de 750 mil euros por parte do Banco Espírito Santo (BES).
O protocolo pretende responder ao “aumento de pedidos de apoio que a instituição de solidariedade católica tem registado nos últimos meses (+41% face a 2010)”, explica uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A parceria, designada ‘BES Famílias’, prevê que 75% da verba seja encaminhada para o Fundo Social Solidário, enquanto que 15% se destina ao Programa ‘Prioridade às Crianças’ e 10% vai ser aplicada na criação de postos de trabalho.
O banco responsabiliza-se também por ações de apoio indireto, propondo aos atuais clientes que doem à Cáritas o arredondamento dos pagamentos efetuados através da internet.
A instituição de apoio social vai também receber um euro por cada conta que venha a ser aberta e o BES convida os novos clientes a oferecer a mesma quantia.
O convénio estipula igualmente que o banco desenvolva e colabore com campanhas que visam a angariação de fundos junto de empresas.
O BES compromete-se ainda a participar em ações formativas “com o objetivo de contribuir para o aumento do nível de conhecimentos financeiros, ajudando as pessoas a aprender a gerir o orçamento no seu dia a dia, a adquirir hábitos de poupança e a desenvolver novas competências”, refere o comunicado.
RJM