Lisboa, 31 mai 2016 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa angariou mais de 1900 euros na campanha de ajuda ao povo do Equador promovida durante o mês de maio, um valor que juntou aos 25 mil euros que já tinha enviado à congénere desse país.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Cáritas Portuguesa informa que a Campanha de Apoio ao Equador encerrou e angariou 1.902,63 euros.
“Esta campanha permitiu que todas as Cáritas, paróquias e comunidade em geral pudessem também contribuir para amenizar a difícil situação vivida no país e apoiar o povo equatoriano na reconstrução das suas vidas”, assinalou a instituição católica de solidariedade.
O valor de 1.902,63 euros recolhido junto da população juntou-se aos 25 mil euros já entregues pela Cáritas Portuguesa à Cáritas do Equador, tendo sido entregue no total 26.902 mil euros.
Um sismo atingiu a zona costeira do norte do Equador a 16 abril e deixou um “rasto de destruição” que se reflete nos números apresentados pelas autoridades oficiais: 660 Vítimas mortais e 31 desaparecidos; 30.223 Pessoas acolhidas em abrigos; 1.125 Edifícios destruídos e 829 afetados; 560 Escolas afetadas.
Já este mês, no dia 18, um novo sismo de magnitude 6.7 atingiu a costa oeste do país da América Latina e a Cáritas do Equador assumiu a ajuda de emergência como “compromisso” com o povo equatoriano tendo selecionado 700 famílias beneficiadas a partir de critérios específicos, como: “Famílias que perderam todos os seus bens e têm poucas possibilidades de se recuperar económica e socialmente; que não estão a receber apoio por parte do estado ou de outras organizações; com mulheres como chefes de família.”
A Cáritas Portuguesa informa ainda que agora vai fazer o acompanhamento e monitorização dos resultados do projeto de apoio às famílias.
CB