Solidariedade: Cáritas Paroquial da Matriz de Portimão vai abrir barbearia social em 2020

Instituição da Igreja Católica já dinamiza um banco de alimentos e um de roupas, uma cantina, e apoio financeiro

Portimão, 13 dez 2019 (Ecclesia) – A Cáritas Paroquial da Matriz de Portimão, na Diocese do Algarve, vai abrir uma “barbearia social”, que vai apoiar “cerca de 60 pessoas” já identificadas, um dia por semana, a partir de 2020.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, o jornal ‘Folha do Domingo, explica que a instituição católica concorreu à primeira edição do Prémio Municipal de Voluntariado, do município de Portimão, e recebeu 5000 euros com que vão adquirir equipamento e divulgar a barbearia social que vai funcionar na sua sede (rua Diogo Gonçalves).

A presidente da Cáritas Paroquial da Matriz de Portimão realçou que “há sempre inspiração do Espírito Santo” e contextualiza que receberam um jovem que acabou o seu curso a “oferecer-se para praticar em algumas pessoas”.

Manuela Santos adiantou que a barbearia social vai funcionar apenas um dia por semana mas têm a “intenção de estabelecer um protocolo com as escolas de cabeleireiro” de Portimão e “poderá funcionar todos os dias”.

A Câmara de Portimão referiu que a Cáritas Paroquial vai “fomentar a integração social através da mudança de imagem”, facilitando também a integração no mercado de trabalho, e destacou que o projeto pretende “criar as condições para a abertura de uma barbearia acessível a todos”.

A Cáritas Paroquial da Matriz de Portimão já dinamiza diversas valências, nomeadamente, um banco de alimentos, uma cantina, um banco de roupas e apoio financeiro, sobretudo para medicação e alojamento, segundo a responsável, o “problema maior” são pessoas com dificuldade em pagar rendas mensais de “500/600 euros”.

Manuela Santos explica que ajudam “cerca de 200 famílias”, com um cabaz mensal de alimentos não perecíveis e três semanais de frescos, e este um número que “no verão ainda desce mais um bocadinho” por causa do trabalho sazonal, mas “em 2015/2016 apoiava quase 270 famílias”.

A presidente da instituição conta também que o banco de roupas disponibiliza vestuário e calçado uma vez por semana e adianta que recebem “muitas pessoas encaminhadas da Segurança Social, do hospital e de outras instituições de Portimão”.

A cantina social que foi inaugurada há quase cinco anos recebe essencialmente idosos, neste momento apoiam “30 pessoas que levam o jantar e o almoço do dia seguinte”.

A Cáritas Paroquial da Matriz de Portimão começou a funcionar em 2012 e, dois anos depois, em 2014 foi constituída como IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social, informa o jornal da Diocese do Algarve.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top