Montante recolhido vai ajudar famílias em situação de «carência socioeconómica»
Lisboa, 29 nov 2011 (Ecclesia) – A Caritas Portuguesa lançou duas aplicações informáticas, no âmbito da nona edição da sua campanha de Natal, como forma de potenciar “angariação de fundos em novas plataformas tecnológicas”.
Em comunicado hoje enviado à Agência ECCLESIA, a organização católica apresenta uma “vela digital” (custo de 1,59 euros), para telemóveis e computadores portáteis da Apple (iPhone e iPad), bem como um jogo alusivo à operação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz 2011’.
Para lá da venda de uma vela (custo de 1 euro), a campanha chega este ano às novas tecnologias sob o mote ‘Ilumine a vida de quem mais precisa’.
A Caritas pretende, assim, “transmitir os valores e as mensagens inerentes a esta iniciativa, alcançando novos públicos através de ferramentas lúdicas e inovadoras”.
Parte do valor final recolhido nesta campanha (65%) será aplicado em favor das “famílias e pessoas em situação de carência socioeconómica”, que serão ajudadas através das paróquias.
Além da crise nacional, a iniciativa terá também em conta a situação difícil que atravessa o povo da Somália, vítima de uma crise alimentar agravada pelo conflito armado e pela pior seca dos últimos 60 anos no Corno de África, pelo que 35% das verbas recolhidas vão ser canalizadas para esta região.
Até 24 de dezembro, a venda de velas irá decorrer em diversas escolas do país, através do Secretariado Nacional da Educação Cristã, nas dioceses e também em estabelecimentos comerciais que se associaram à iniciativa.
Para o dia 18 de dezembro está marcada uma jornada de apoio à operação ‘10 milhões de estrelas’, durante os jogos dos dois campeonatos de futebol profissional.
JCP/OC