Organização está a promover em todo o mundo uma recolha de donativos a favor das populações mais desfavorecidas
Lisboa, 17 mar 2014 (Ecclesia) – O presidente da Caritas International espera que as comunidades católicas espalhadas pelo mundo façam da Quaresma um tempo forte de luta contra a pobreza e a fome.
Numa mensagem vídeo divulgada através da internet, o cardeal Oscar Rodriguez Maradiaga deixa a “receita especial” da organização dedicada à caminhada de preparação da Páscoa.
A ementa tem como ingredientes principais “a solidariedade, a compaixão e generosidade”, temperadas com uma “enorme porção de amor”.
“Não desperdicem a mais pequena gota”, alerta o prelado hondurenho, numa iniciativa inserida na campanha da Cáritas “Uma só família humana, alimento para todos”, que está a decorrer em todo o mundo.
Esta campanha tem como objetivo erradicar a fome no mundo até 2025: as doações podem ser feitas via online, através da página da internet www.caritas.org.
D. Oscar Rodriguez Maradiaga exorta ainda todas as pessoas a promoverem, “como uma só família humana”, os valores da “justiça, da igualdade, da simplicidade e da partilha”, tal como pediu o Papa Francisco.
As últimas estimativas da Cáritas Internacional indicam que mais de 800 milhões de pessoas passam atualmente fome um pouco por todo o globo.
Uma situação que, de acordo com o presidente da organização humanitária católica, poderia ser contrariada “se houvesse uma maior igualdade na distribuição das riquezas e se os recursos fossem repartidos de forma mais justa”.
Os dados da Cáritas revelam que 85 pessoas detêm atualmente uma riqueza equivalente a quase metade de toda a população do mundo.
A Caritas Internationalis é uma confederação de 162 organizações católicas de ajuda humanitária, desenvolvimento e serviço social que trabalham para construir um mundo melhor, especialmente, para os mais “pobres e oprimidos”, em mais de 200 países e territórios.
JCP/MD
[[v,d,,]]