Instituição distribuiu «cerca de 10 toneladas de bens alimentares», desde o dia 1 de fevereiro

Leiria, 03 fev 2026 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima já angariou mais de 800 mil euros, através do Fundo de Emergência Social Diocesano de resposta à Tempestade Kristin, que reflete uma “mobilização solidária de grande dimensão por parte da sociedade civil”.
A Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima informa que angariou 823.051,36 euros até às 14h32, desta terça-feira, dia 3 de fevereiro, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A organização católica destaca que foi igualmente possível distribuir “cerca de 10 toneladas de bens alimentares”, garantindo uma resposta imediata às necessidades mais urgentes das populações afetadas pela Tempestade Kristin, entre 1 e 3 de fevereiro.
A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, causou pelo menos nove mortes, desde então, vários feridos e desalojados; Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.
A Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima mantém-se no terreno com equipas técnicas e voluntários a desenvolver um trabalho de proximidade, “realizando uma intervenção porta a porta nas diversas comunidades afetadas”, uma resposta que conta com a colaboração de técnicos de outras Cáritas Diocesanas de Portugal, “permitindo reforçar a capacidade de acompanhamento direto das famílias e assegurar uma avaliação rigorosa, articulada e contínua das situações identificadas”.
A instituição solidária da Diocese de Leiria-Fátima agradece também a todos os colaboradores, voluntários e benfeitores — particulares e empresas — que têm estado presentes “com uma entrega incansável, tornando possível uma resposta humana, próxima e solidária a esta emergência”.
O Governo decretou situação de calamidade, que foi prolongada este domingo, após uma reunião do Conselho de Ministros, até ao dia 8 de fevereiro.
CB/OC
