Organismo divulgou lista de necessidades para ajudar população de Leiria

Guarda, 03 fev 2026 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana da Guarda anunciou, esta segunda-feira, que está a promover, em conjunto com o mesmo organismo em Leiria, uma campanha de recolha de bens alimentares e de primeira necessidade para apoiar as vítimas da depressão Kristin.
“Neste sentido, apelamos à solidariedade da comunidade da Diocese da Guarda para apoiarmos as pessoas da Diocese de Leiria – Fátima que se encontram em situação de grande fragilidade”, pode ler-se na mensagem publicada nas redes sociais.
A entrega dos donativos deve ser feita na sede da Cáritas Diocesana da Guarda, que se situa no Colégio de São José, Av. Monsenhor Mendes do Carmo, Quinta Nossa Senhora do Mileu, s/n, 6300-586 Guarda, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h.
Entre o bens prioritários encontram-se alimentos não perecíveis: arroz e massa; azeite e óleo; enlatados, como atum, salsichas, leguminosas; leite e papas infantis, bolachas e cereais.
Também produtos de higiene se incluem na lista, como champô e sabonete, gel de banho, fraldas e toalhetes, produtos de higiene oral e feminina.
Além de continuar a receber a bens essenciais e de estar presente no terreno, a acompanhar as comunidades afetadas, a Cáritas Diocesana de Leiria criou um Fundo de Emergência Social Diocesano, que já angariou um valor superior a 800 mil euros.
A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na passada quarta-feira, causou pelo menos dez mortes, desde então, vários feridos e desalojados.
Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade, que foi prolongada este domingo, após uma reunião do Conselho de Ministros, até ao dia 8 de fevereiro.
LJ/OC


