Campanha da organização católica angariou mais de 960 mil euros para vítimas da tempestade Kristin

Leiria, 04 fev 2026 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Leiria distribuiu 30 toneladas de alimentos e produtos de higiene às vítimas da tempestade Kristin, que há uma semana atingiu a região centro de Portugal.
“No plano da resposta direta às populações afetadas, a Cáritas Diocesana de Leiria distribuiu cabazes alimentares nas suas instalações a 211 famílias e procedeu à distribuição de cerca de 30 toneladas de alimentos e produtos de higiene”, refere a organização católica, em nota enviada à Agência ECCLESIA.
O Fundo de Emergência Social Diocesano recolheu, até às 13h00 de hoje, mais de 960 mil euros, “reflexo de uma extraordinária mobilização solidária por parte da sociedade portuguesa”.
A Cáritas promoveu a visita a 120 famílias nos diversos territórios, apontando a “uma avaliação próxima e rigorosa das situações”.
Desde segunda-feira, esta resposta tem contado com a colaboração de técnicos especializados, assistentes sociais e psicólogos, das Cáritas Diocesanas de Lisboa, Viseu e Setúbal, bem como com o apoio de uma enfermeira voluntária, “reforçando a capacidade de acompanhamento social e psicossocial das famílias afetadas”.
De momento, encontram-se no terreno cinco equipas, constituídas por 19 técnicos e voluntários, a “desenvolver um trabalho de proximidade, com presença contínua nas comunidades”.
A Cáritas Diocesana de Leiria expressa, no seu mais recente comunicado, um “enorme e sentido agradecimento a Portugal, às empresas, voluntários e aos colaboradores”, afirmando que “têm sido incansáveis no apoio prestado a toda a comunidade da área territorial”.
“A generosidade, a entrega e a disponibilidade demonstradas são fundamentais para garantir uma resposta humana, digna e próxima a todas as pessoas afetadas por esta emergência”, acrescenta a nota.
Dez pessoas morreram desde a última semana, na sequência do mau tempo, que provocou a destruição total ou parcial de casas, cortes de energia, água e comunicações, além de outros danos materiais, com centenas de feridos e desalojados.
O Governo português decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
OC
| Fundo de Emergência Social (Donativos Monetários)
As contribuições financeiras são canalizadas através do Fundo de Emergência Social, criado especificamente para apoiar a reconstrução das habitações e das vidas afetadas. Como doar: MB WAY:
IBAN (CGD): PT50 0035 0393 00142459930 30 NOTA: Descritivo “Tempestade Kristin” em todas as transferências. Mais informações: www.leiria-fatima.pt/caritas-kristin/ |
