Encontro marcado para Março, na localidade espanhola de Cáceres
Lisboa, 26 Jan (Ecclesia) – As Caritas de Andorra, Portugal e Espanha vão reunir-se no segundo encontro ibérico destas organizações católicas de solidariedade, procurando definir “propostas concretas de cooperação”.
O site oficial da Caritas Portuguesa revela que a iniciativa vai ter como tema «Uma realidade comum, um compromisso partilhado» e vai decorrer, entre 4 e 6 de Março, em Cáceres, na Extremadura espanhola, a cerca de 100 quilómetros da fronteira com Portugal e 300 quilómetros a oeste de Madrid.
“O presente encontro pretende suscitar novos horizontes e ajudar-nos a avançar por novos caminhos através da partilha de experiências, dos princípios e das linhas de intervenção das Caritas de Andorra, Portugal e Espanha, ao definir propostas concretas de cooperação entre as Caritas Ibéricas”, referem os promotores do evento.
A Caritas Portuguesa assinala que “o fenómeno da pobreza ultrapassa as fronteiras e, cada vez mais, tem a ver com causas globais que estão para além da localização dos seus efeitos”.
“Por sua vez, a sociedade consolida-se como uma comunidade global, reflectindo as suas diferentes identidades locais e, a Igreja, também dá passos na sua vocação de universalidade”, acrescenta o documento que lança este segundo encontro ibérico.
As organizações católicas para a solidariedade e acção humanitária da Península destacam que o território “apresenta algumas características peculiares que a tornam um espaço específico”, de “transição e herdeiro de uma cultura que se partilha de forma natural, na proximidade, muito para além das fronteiras existentes”.
“Estas possibilidades de comunhão abrem oportunidades para melhorar, não apenas uma identidade comum na diferença, mas também uma acção comum que ganhe eficácia, reflicta e consolide aquelas iniciativas que, na prática, caminham juntas, ou poderiam caminhar, na luta contra a pobreza e exclusão social”, pode ler-se.
A iniciativa começa com uma conferência intitulada «Compromisso da Igreja no desenvolvimento social e na luta contra a pobreza», de D. Carlos Azevedo, presidente Comissão Episcopal da Pastoral Social e bispo auxiliar de Lisboa.
Durante os trabalhos, vai ser feita uma análise das “características da realidade da pobreza e exclusão no contexto ibérico” e vão ser apresentadas “experiências de cooperação transfronteiriça”.
A Caritas Portuguesa é constituida por 20 Caritas diocesanas e pelos grupos locais de actuação de proximidade, com a colaboração de profissionais e voluntários.
OC