Lisboa, 07 nov 2011 (Ecclesia) – A Caritas Portuguesa vai desenvolver, até ao final de 2012, diversos projetos de ajuda humanitária na Indonésia, Somália e Haiti, países que nos últimos anos foram fortemente atingidos por catástrofes naturais.
De acordo com o site oficial daquela organização humanitária católica, os trabalhos vão decorrer em parceria com a Caritas Suíça e consistirão em ações de reconstrução de habitações, melhoria de condições sanitárias, criação de emprego e formação das populações.
Na Indonésia, cujas populações ainda não recuperaram totalmente do impacto do tsunami, em 2004, o objetivo passa por “melhorar as condições sanitárias de 650 famílias e criar 2.500 postos de trabalho”, na província de Aceh.
“Para o Haiti, está prevista a construção de 20 habitações na diocese de Port-au-Prince, que irão beneficiar 20 famílias afetadas pelo sismo de 2010.”, acrescenta a Caritas portuguesa.
No caso da Somália, assolada há mais de um ano por uma “grave seca”, que colocou em causa a sobrevivência de uma sociedade maioritariamente agrícola, vai ser implementado um “projeto de capacitação das comunidades”, recorrendo aos fundos recolhidos na Operação 10 Milhões de Estrelas 2011.
JCP