Frade capuchinho desafia famílias a unirem esforços, para uma resposta de proximidade à pobreza envergonhada
Lisboa, 04 Jan (Ecclesia) – O religioso capuchinho Frei Fernando Ventura está a promover nas redes sociais a campanha “Famílias de Mãos Dadas”, desafiando as famílias portuguesas a entrar no combate à crise económica e social.
Num comunicado enviado à agência ECCLESIA, o biblista considera urgente a “criação e reforço de redes de solidariedade, ao nível da base, capazes de responder localmente às situações sobretudo de pobreza envergonhada”.
“Se cada família for capaz de adoptar outra família, não há crise que nos vença” sublinha ainda Frei Fernando Ventura.
A segunda ideia desta campanha, divulgada através do Facebook, é “disponibilizar um espaço de partilha de experiências positivas de Solidariedade e não só de caridadezinha”.
Num ano em que “vamos ser inundados por notícias fatalistas” diz o frade capuchinho, esta iniciativa pretende tocar sobretudo os “optimistas informados, conscientes das dificuldades mas empenhados em mudar o possível à sua volta”.
“Famílias de Mãos Dadas” é a segunda iniciativa promovida pelo Frei Fernando Ventura em 2011.
Recorde-se que, no início do ano, o religioso católico tinha lançado o projecto “um segundo para Deus”, no qual pedia que o primeiro instante do ano novo fosse dedicado à comunhão espiritual com todas as pessoas do planeta, independentemente das suas convicções religiosas, num “abraço universal”.
JCP