Solidariedade: «Campanha de regresso à escola» ajuda «famílias mais vulneráveis» em Portugal

Promovida pela Cáritas Portuguesa e o Instituto de Apoio à Criança, em 120 hipermercados

Lisboa, 01 set 2018 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa e o Instituto de Apoio à Criança (IAC) promovem hoje e este domingo uma ‘campanha de regresso à escola’, para ajudar famílias face “ao impacto financeiro” da compra de material escolar, em 120 hipermercados.

“Não queremos que haja qualquer tipo de condicionamento para as crianças e jovens de famílias mais vulneráveis que devem ter como única preocupação assegurar o seu sucesso escolar”, afirmou o presidente da Cáritas Portuguesa.

Eugénio Fonseca explica que a instituição católica quer combater qualquer forma de diferenciação entre os alunos, além, de promover o sucesso escolar e a igualdade de oportunidades.

“Trata-se de uma despesa que preocupa todas as famílias e, particularmente, aquelas que vivem com dificuldades financeiras”, observa, acrescentando que esses dias “devem ser de alegria e entusiasmo” pela entrada ou reencontro com a escola.

A ‘campanha de regresso à escola’ 2018, hoje e domingo, é promovida também com o Instituto de Apoio à Criança e conta com o apoio da Missão Continente e das Farmácias Portuguesas.

“É um direito fundamental para o desenvolvimento pessoal e, porque o IAC entende que a escola deve ser um lugar feliz para todas as crianças, proporcionando-lhes sentimentos de alegria, de amizade, de fraternidade, de descoberta do mundo e de respeito pelo outro”, destacou Manuela Ramalho Eanes, presidente da direção do IAC e embaixadora da campanha.

No seu sítio online, a Cáritas Portuguesa divulga quais são as 120 lojas que aderiram à ação solidária em diversas dioceses católicas de Portugal – continental e ilhas – onde também vão estar voluntários para recolher o material escolar.

A organização católica informa ainda que, em 2017, com a mesma campanha encheram de cor “mais de 9.659 folhas e 24.979 cadernos”, foram oferecidos “52.888 lápis e 47.275 esferográficas” e mais de nove mil borrachas.

CB

Partilhar:
Scroll to Top