Solidariedade: Campanha de Natal vai ter «um papel ainda mais fundamental no apoio social» da Cáritas do Algarve

Instituição católica considera que se está a viver «uma época muito preocupante»

Faro, 17 nov 2022 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana do Algarve está a apoiar 197 famílias e considera que se vive “uma época muito preocupante”, a Campanha ‘10 Milhões de Estrelas’, lançada no domingo, vai ter “um papel ainda mais fundamental” neste apoio social.

“Acreditamos que a curto prazo veremos um aumento dos pedidos de ajuda, tendo a Campanha ‘10 Milhões de Estrelas’ um papel ainda mais fundamental no nosso apoio social”, assinalou a instituição católica, em comunicado, informa o jornal ‘Folha do Domingo’.

Neste sentido, para a Cáritas Diocesana do Algarve, é “necessária a obtenção de fundos” que permitam responder às várias solicitações e exemplifica com o pagamento de despesas “de gás, eletricidade, água, rendas em atraso, material escolar, propinas, etc”, para além do básico que são “os bens alimentares”.

A instituição católica está a apoiar 197 famílias, 53 são refugiadas da guerra na Ucrânia, num total de 534 pessoas, um aumento de cerca de 45% relativamente ao período imediatamente antes ao conflito militar no leste da Europa, que teve início a 24 de fevereiro deste ano.

“À pandemia veio juntar-se a guerra na Ucrânia que mudou o panorama mundial, aumentando os preços dos bens essenciais, entre outros”, acrescenta a Cáritas Diocesana do Algarve, para quem se está a viver “uma época muito preocupante”, e recorda que “em 2020 – e pela primeira vez em seis anos – Portugal registou um aumento no número de pessoas em risco de pobreza”, segundo um relatório da Pordata, apresentando no Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (17 de outubro).

A Igreja Católica celebrou o VI Dia Mundial dos Pobres este domingo, 13 de novembro, e a Cáritas Portuguesa lançou a operação solidária ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’, que consiste na venda de uma ‘vela estrela’ de cor branca ou cor vermelha, no valor de 2 euros; 80% dos fundos angariados revertem para a ação da Cáritas Diocesana e em 20% para o fundo de resposta a situações provocadas por alterações climáticas em países lusófonos.

No Algarve, esta campanha de Natal foi lançada numa Missa presidida por D. Manuel Quintas, que incentivou a “uma maior sensibilização e um maior apoio”, na igreja matriz de São Brás de Alportel.

“Este é um dia de sensibilização e de mobilização também. Temos de ter os pobres como prioridade não apenas na nossa oração, mas também na nossa ação”, disse o bispo diocesano no âmbito do VI Dia Mundial do Pobre, que se celebra anualmente no penúltimo domingo do ano litúrgico, e teve como tema ‘Jesus Cristo fez-Se pobre por vós’ (cf. 2 Cor 8, 9).

A Eucaristia incluiu a renovação do compromisso da direção da Cáritas Diocesana do Algarve, com o presidente da instituição a deixar uma mensagem ao grupo de 17 jovens que tinham sido crismados por D. Manuel Quintas.

“Não deixeis de ajudar a vossa Cáritas Paroquial. Colaborai com ela porque é uma boa ajuda para todos aqueles que, na área desta comunidade paroquial, têm dificuldade. É uma boa altura de iniciarmos esta participação com a caridade porque lançamos a campanha ‘10 Milhões de Estrelas’ e com a aquisição da vela e estamos a ajudar, através da Cáritas, aqueles que mais precisam”, disse Carlos de Oliveira, divulga o jornal ‘Folha do Domingo’.

CB/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR