D. Manuel Clemente sublinhou necessidade do «serviço ao próximo» a partir da perspetiva cristã
Fátima, Santarém, 16 abr 2012 (Ecclesia) – O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, presidiu este sábado e domingo à peregrinação a Fátima da Sociedade de São Vicente de Paulo, organismo de solidariedade católico que em Portugal conta com mais de 15 mil membros.
O também vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa sublinhou que a presença das Conferências Vicentinas “é fundamental” para a “iniciação cristã”, o que implica o “serviço ao próximo a partir de Deus”, refere o site do Santuário da Diocese de Leiria-Fátima.
D. Manuel Clemente apelou à ampliação do trabalho em favor dos mais carenciados e do anúncio da mensagem cristã por parte da instituição e entidades congéneres.
A Família Vicentina rezou para que os seus colaboradores estejam atentos às necessidades dos mais pobres e sofredores, adianta a Sala de Imprensa do santuário.
Os pedidos de ajuda à Sociedade de São Vicente de Paulo aumentaram 40% no período entre novembro e março face aos cinco meses anteriores, revelou na quinta-feira o presidente da instituição à Agência ECCLESIA.
As solicitações centram-se na “medicação, rendas de casa, transportes para consultas, alimentação, água, luz e gás”, bem como em dívidas relativas à compra de casa e automóvel por parte de pessoas que ficaram sem emprego, afirmou António Correia Saraiva.
A Sociedade de São Vicente de Paulo, inspirada no santo francês com o mesmo nome que viveu entre 1581 e 1660, foi fundada em Paris no ano de 1833 por um grupo de estudantes liderados pelo Beato Frédéric Ozanam, tendo chegado a Portugal em 1859, quando foi criada a primeira Conferência, em Lisboa.
RJM