Ajuda chega a 220 famílias, este ano
Lisboa, 23 dez 2016 (Ecclesia) – A Junta de Freguesia de Belém voltou a não acender as luzes de Natal em 2016 e os custos associados às iluminações vão ser convertidos em auxílio solidário aos mais carenciados.
A ideia começou em 2012, com o investimento de 50 mil euros que era dedicado às iluminações a ser convertido em apoio alimentar.
No início, este auxílio concretizava-se em cabazes de alimentos que eram entregues às famílias, mas atualmente, a ajuda consiste num cartão solidário como referiu à Agencia ECCLESIA o presidente da Junta de Freguesia de Belém.
“É um cartão que a pessoa pode gerir durante o ano inteiro para ir buscar produtos essenciais que estão definidos numa lista, junto de uma conhecida cadeia de supermercados e assim beneficiar desta ajuda durante um ano inteiro”, refere
Fernando Ribeiro Rosa.
O autarca reconhece que não é consensual esta intenção da Junta de Freguesia em não instalar iluminações de Natal, e até se diz disponível para algum tipo de parceria com os comerciantes.
Recorda, no entanto, que encontra essa luz no rosto das pessoas que recebem este auxílio: “Eu senti esse brilho de gratidão nos olhos das pessoas, e isso foi muito comovente”.
Contrariando a ideia de que na freguesia de Belém "só vive gente rica", Fernando Ribeiro Rosa indica moradores "que já tiveram uma vida razoável e agora vivem uma situação de muita carência".
As famílias que já são apoiadas por instituições como o Banco Alimentar Contra a Fome, do Refeitório Social da Freguesia ou o Re-food, recebem apenas apoio para produtos de higiene.
Este auxílio destina-se a famílias com rendimentos mensais inferiores a 419,20 euros e é prestado a nível alimentar e de higiene.
O cartão solidário chega este ano a 220 famílias carenciadas da freguesia de Belém.
HM/OC