Donativos vão ajudar 2500 Instituições de Solidariedade Social

Lisboa, 01 dez 2025 (Ecclesia) – Os Bancos Alimentares Contra a Fome angariaram 2150 toneladas de géneros alimentares na campanha de recolha realizada este fim de semana, mobilizando mais de 42 mil voluntários em 2000 superfícies comerciais de todo o país.
A iniciativa, que decorreu em 21 regiões (do continente e ilhas), prossegue agora até ao dia 7 de dezembro através da campanha ‘Ajuda Vale’, nas caixas dos supermercados, e do portal de doações online, www.alimentestaideia.pt.
Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, destacou a “confiança reiterada” dos doadores e a diversidade dos voluntários envolvidos na ação.
“Para além da sempre presente natureza solidária dos portugueses, não podemos deixar de sublinhar o papel dos voluntários, pessoas de todas as idades, com convicções políticas e religiosas diversas que, participando, lado-a-lado, contribuem de forma fraterna e solidária para uma sociedade mais justa e coesa”, afirmou a responsável, em nota divulgada online.
Os alimentos recolhidos começarão a ser distribuídos na próxima semana a 2500 Instituições de Solidariedade Social, que apoiam cerca de 380 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, através de cabazes ou refeições confecionadas.
A campanha contou também com a participação do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que anunciou a intenção de ser voluntário em 2026, gesto que Isabel Jonet considerou importante para “dar visibilidade e projeção a esta rede social de carne e osso”.
A recolha surge num contexto social exigente, com dados do INE a indicarem que mais de 2,1 milhões de pessoas se encontram em risco de pobreza ou exclusão social em Portugal.
“É muito importante não nos esquecermos que, no dia-a-dia, ainda há pessoas que precisam de ajuda para comer, principalmente numa altura como o Natal, onde ter a família reunida à volta de uma mesa é um desejo que podemos, cada um de nós, ajudar a concretizar”, refere a Federação dos Bancos Alimentares.
Atualmente, existem 21 Bancos Alimentares em atividade em Portugal, abrangendo zonas como Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Madeira, Oeste, Portalegre, Porto, S. Miguel, Santarém, Setúbal, Terceira, Viana do Castelo e Viseu.
OC
