Resultados «ultrapassaram todas as expectativas»; iniciativa juntou 38,5 mil voluntários, recorde absoluto na campanha
Lisboa, 03 dez 2012 (Ecclesia) – A campanha do Banco Contra a Fome que se realizou sábado e domingo em Portugal continental e Açores recolheu 2914 toneladas de alimentos, revela o site da instituição.
A angariação, que decorreu em 1668 superfícies comerciais, obteve menos 36 toneladas do que em novembro de 2011 e os géneros vão chegar a mais 44 mil pessoas do que no ano passado.
As ofertas serão distribuídas “a partir da próxima semana a 2373 Instituições de Solidariedade Social, que os entregam a cerca de 373 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas”, refere a mesma fonte.
Em novembro de 2011 a recolha foi enviada para 2047 organismos de apoio social (menos 326 do que este ano), que por seu lado a encaminharam para 329 mil beneficiários.
O Banco Alimentar destaca que os resultados desta campanha “ultrapassaram todas as expectativas”, tendo em conta a “significativa deterioração das condições económicas e, em particular, da contração do rendimento disponível das famílias portuguesas”.
“As quantidades recolhidas e o número recorde de voluntários envolvidos mostram quanto [os portugueses] são solidários e sabem distinguir o essencial do acessório, dando, apesar da crise que afeta muitas famílias, uma resposta clara de inconformismo e de disponibilidade para ajudar a minorar as dificuldades daqueles que mais precisam”, afirmou a presidente da Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome.
Isabel Jonet acrescentou que “quando acreditam e confiam nos projetos, os portugueses dizem ‘presente’, conforme tem sucedido sucessivamente com os Bancos Alimentares contra a Fome desde há mais de 20 anos”.
Os 38,5 mil voluntários que participaram na iniciativa revelam que a campanha “não tem, ao nível da dimensão, qualquer paralelo” em Portugal, salienta o site do Banco Alimentar.
A recolha nos estabelecimentos comerciais, transporte, pesagem e separação dos produtos foram “integralmente asseguradas por voluntários”, indica a página.
A 42ª campanha é complementada até domingo pela recolha de donativos pela internet, em http://www.alimentestaideia.net/.
O próximo domingo é também o último dia da campanha ‘Ajuda Vale’, que permite a oferta de alimentos em superfícies comerciais sob a forma de vales que representam alguns produtos básicos.
Os Bancos Alimentares apresentam-se no seu site como Instituições Particulares de Solidariedade Social “apolíticas e não confessionais” que “lutam contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas”.
RJM/OC