Distinção reconhece projetos de «empregabilidade social»
Lisboa, 12 dez 2012 (Ecclesia) – A Associação CAIS, de apoio às pessoas sem-abrigo, vai receber hoje o prémio ‘Civil Society’, do Comité Económico e Social Europeu, que distinguiu os projetos de “empregabilidade social” para desempregados e pessoas em situação de pobreza extrema.
Henrique Pinto, diretor executivo da associação, refere à Agência ECCLESIA que o país precisa destes “pequenos incentivos” porque “mais do que dar um peixe é preciso ensinar as pessoas a pescar”.
Segundo o responsável, trata-se da “primeira vez” que uma instituição portuguesa recebe este prémio europeu, no valor de 10 mil Euros.
No âmbito do projeto galardoado, a Associação Cais promoveu profissões como “engraxadores em Lisboa”; “lavagem de carros a seco”, “venda da revista Cais”, “estafeta social que auxiliam empregados de empresas” e “Cais recicla”, sublinhou Henrique Pinto.
A cerimónia de entrega tem lugar pelas 15h00 (hora de Lisboa), no Parlamento Europeu, Bruxelas.
Fundada em 1994, a CAIS é uma Associação de Solidariedade Social sem fins lucrativos, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública.
LFS