«120 toneladas de alimentos» chegaram a Gaza, via Patriarcado Latino de Jerusalém, na véspera do dia 15 de agosto, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

Angra do Heroísmo, Açores, 18 ago 2025 (Ecclesia) – O padre Jacinto Bento, cónego do Santo Sepulcro de Jerusalém, informa que “a mais recente transferência” da Associação dos Amigos da Terra Santa dos Açores “já chegou” para apoiar as “pessoas que sofrem em Gaza”.
“A nossa mais recente transferência (realizada em 4 de agosto de 2025) já chegou ao Fundo de Emergência do Patriarca Latino de Jerusalém, Cardeal Pierbattista Pizzaballa”, informou o sacerdote da Diocese de Angra, dia 16 de agosto, em nota enviada à Agência ECCLESIA.
O padre Jacinto Bento explica que a “boa notícia” da chegada do apoio solidário da Associação dos Amigos da Terra Santa dos Açores, e “todos os generosos benfeitores”, foi comunicada, na manhã deste sábado, por D. William Shomali, bispo auxiliar e vigário-geral do Patriarcado Latino de Jerusalém.
O donativo de 6 mil euros, realizado neste mês de agosto, junta-se a outro, de 8 mil euros, feito na Quaresma, informa a Diocese de Angra, através do portal online ‘Igreja Açores’.
Este “precioso auxílio” vai ajudar “tantas pessoas que sofrem em Gaza, em especial as crianças”, acrescenta o pároco em São Pedro de Angra, na Diocese de Angra, e cónego do Santo Sepulcro de Jerusalém, desde 2017.
“Uno a minha voz à do Patriarca para agradecer esta nova e generosa doação. Que o Senhor abençoe os benfeitores. Conseguimos fazer chegar 120 toneladas de alimentos a Gaza precisamente na véspera da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Que bela coincidência!”, assinalou D. William Shomali.
No dia 14 de agosto, mais de 100 organizações denunciaram que as autoridades israelitas estão a impedir a entrada de ajuda humanitária em Gaza e pediram aos estados para intervirem.
“Apesar das autoridades israelitas afirmarem que não há limites para a entrada de ajuda humanitária em Gaza, a maioria das principais ONG internacionais não conseguiu entregar um único camião com bens essenciais desde 2 de março”, pode ler-se na carta assinada por 102 subscritores, incluindo a confederação da Cáritas internacional.
Pelas celebrações da Páscoa deste ano de 2025, o padre Jacinto Bento levou “ofertas de portugueses e portuguesas aos cristãos” da Terra Santa, para apoiar nas suas “inúmeras necessidades”.
Um dos objetivos da Associação Amigos da Terra Santa dos Açores’, aprovada em 2017, pelo então bispo de Angra D. João Lavrador, é angariar fundos para “ajudar os cristãos da Igreja Mãe de Jerusalém”, através do Patriarcado Latino.
Os donativos podem realizados para a conta da Associação Amigos da Terra Santa dos Açores (PT50 0059 0001 2198 5800 0056 9) que transfere para o Fundo de Emergência Humanitário, que é gerido pelo Patriarca Latino de Jerusalém.
Em Gaza existem duas igrejas cristãs: a igreja da Sagrada Família, sede da única paróquia católica no enclave palestiniano, e a igreja ortodoxa de São Porfírio igreja de São Porfírio, ligada à Igreja Ortodoxa Grega.
CB/PR