Sociedade/Trabalho: Presidente da CEP apela ao «diálogo» e «consensos» perante greve geral e revisão das leis laborais

D. José Ornelas defende a criação de «caminhos de entendimento» para a construção de uma «sociedade justa»

Foto: Agência ECCLESIA

Fátima, 27 nov 2025 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) apelou hoje ao “diálogo” e à busca de “consensos” entre o Governo e os parceiros sociais, a propósito da greve geral convocada para dezembro e das alterações à legislação laboral.

Questionado pelos jornalistas, em Fátima, sobre o clima de contestação social e a paralisação agendada para 11 de dezembro, D. José Ornelas sublinhou que a Igreja “faz parte desta sociedade” e que estes problemas exigem soluções que integrem “justiça e dignidade”.

“Isto deve ser objeto de um diálogo que possa levar a consensos e a soluções, sobretudo, que integrem justiça, dignidade e viabilidade do processo”, afirmou o bispo de Leiria-Fátima.

O responsável católico recusou comentar politicamente se existe uma intenção do Executivo em “eliminar direitos laborais”, mas foi perentório na defesa da manutenção desses direitos e na necessidade de resolver problemas concretos das famílias.

“É preciso que não aconteçam [perdas de direitos] e é preciso que se encontrem caminhos de entendimento, também de critérios, para que criemos, de facto, uma sociedade justa”, sustentou.

D. José Ornelas elencou preocupações específicas que afetam a população portuguesa, como a “habitação” e “o facto das pessoas não conseguirem viver com o seu salário”.

“Transformações são necessárias”,admitiu o responsável católico, destacando que “isto é algo que tem de ser objeto de uma discussão e de busca de entendimentos que vão para além simplesmente do imediato das coisas para encontrar caminhos viáveis”.

Para o presidente da CEP, as questões da justiça e equidade na distribuição de rendimentos devem ser resolvidas “em termos do nosso ser político, independentemente do partido que está hoje no governo ou amanhã”.

As declarações decorreram à margem do Congresso Internacional do Grupo VITA, onde o bispo de Leiria-Fátima abordou o tema da proteção de menores.

OC/LJ

Igreja/Sociedade: Bispos portugueses «preocupados» com alterações à Lei do Trabalho

Fátima: Grupo VITA recebeu 93 pedidos de compensação financeira

Partilhar:
Scroll to Top