Sociedade: Mundial deve promover valores «genuínos» da prática desportiva

Apelo do responsável da secção «Igreja e Desporto» do Conselho Pontifício para os Leigos

Lisboa, 20 jun 2014 (Ecclesia) – O responsável da secção «Igreja e Desporto» do Conselho Pontifício para os Leigos (Santa Sé), Santiago Pérez de Camino, defende que eventos como o Mundial de Futebol no Brasil devem ajudar a promover valores “genuínos” da prática desportiva.

“O desporto é uma linguagem universal que ultrapassa barreiras de línguas, culturas, religiões ou ideologias. A Igreja tem consciência e tira proveito disso, mas é necessário que cada um, à sua volta, ajude a criar um ambiente no qual floresçam os valores e as virtudes genuínas do desporto”, refere, em texto publicado na mais recente edição do Semanário ECCLESIA

Segundo o responsável espanhol, num mundo globalizado, o desporto é “um meio de transmissão de todos os tipos de mensagens”.

“Com a chegada do Campeonato do Mundo de futebol, o desporto é utilizado para fazer passar mensagens de tipo comercial, de promoção ou de imagem de um país”, exemplifica.

Santiago Pérez de Camino observa que o desporto, quando praticado de “uma forma sã”, tem a sua própria mensagem a transmitir, que ultrapassa a busca de vitória e visa “conseguir a união das pessoas que competem em igualdade de circunstâncias numa disciplina concreta”.

O responsável da Santa Sé elenca um conjunto de “virtudes” ligada à prática desportiva que se relacionam com a fé cristã: “O esforço e um incansável desejo de superação, o companheirismo e a generosidade, especialmente nos desportos por equipa, o respeito pelas regras estabelecidas ou o cuidado com o próprio corpo, que possuímos mas que não nos pertence”.

A Igreja Católica, prossegue, “vê no desporto um meio de transmissão da fé cristã e dos valores humanos de que a sociedade precisa”.

“Através da pastoral do desporto e de tantas instituições religiosas ou de inspiração cristã vinculadas ao desporto, são obtidos grandes resultados na integração social dos mais desfavorecidos ou a promoção de programas educativos que afastam os jovens da droga, da violência ou do tráfico de pessoas”, recorda o responsável da secção «Igreja e Desporto» do Conselho Pontifício para os Leigos.

O Mundial de Futebol e a relação do mundo do desporto com os valores humanos e cristãos vão estar em destaque na próxima edição do programa «70×7», na RTP2 (11h30 de domingo).

OC

Partilhar:
Scroll to Top