Sociedade: Igreja Católica é incapaz de propor alternativas ao «paradigma liberal», diz economista Mário Murteira

Lisboa, 27 jun 2011 (Ecclesia) – A Igreja Católica é incapaz de propor alternativas ao modelo “liberal” que prevalece na Europa, considera o economista Mário Murteira em texto publicado esta sexta-feira no blogue ‘A Areia dos Dias’.

O professor catedrático jubilado defende que é “necessário e urgente definir e praticar um pensamento alternativo do paradigma liberal hoje dominante na política económica dos estados europeus” e questiona a contribuição que a Doutrina Social da Igreja pode dar para esse objetivo.

Depois de referir que a encíclica ‘Caritas in Veritate’ (‘A caridade na verdade’), assinada pelo Papa Bento XVI em 2009, constitui uma “excelente síntese” do pensamento católico sobre as questões sociais, o membro do Grupo Economia e Sociedade da Comissão Nacional Justiça e Paz, salienta que o documento nada diz sobre as razões do atraso de Portugal no contexto europeu.

A “Doutrina situa-se entre a Filosofia e a Política, mas não constitui uma espécie de receituário dos estados na sua intervenção social”, aponta o economista, que pergunta se “tem sido convincente e atempada a adaptação do discurso metafísico e ético do cristianismo” à “acelerada mudança em todos os aspetos da existência social dos seres humanos”.

Mário Murteira assinala que não tem a “pretensão de ter a chave do cofre onde se guardam as respostas a tão perturbadoras questões”, mas diz acreditar que esse “‘cofre’ não existe, ou se existe está talvez, de momento, vazio”.

O blogue ‘Areia dos Dias’ apresenta-se como “um espaço de reflexão e debate, da responsabilidade do Grupo Economia e Sociedade da Comissão Nacional Justiça e Paz”, organismo pertencente à Igreja Católica.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top