Iniciativa arranca a 15 de novembro e pretende incitar a prática de condução defensiva e a adoção de comportamentos seguros na estrada
Lisboa, 14 nov 2023 (Ecclesia) – “E de repente, tudo muda!” é o nome da mais recente campanha de Natal de sensibilização rodoviária promovida pela Associação Bênção dos Capacetes (ABC) em parceria com várias entidades.
“Esta campanha que decorrerá de 15 de novembro a 15 dezembro de 2023, tem por objetivo sensibilizar para redução da sinistralidade rodoviária relativa aos motociclistas, alertando os condutores para a prática de uma condução defensiva e para adoção de comportamentos seguros na estrada”, pode ler-se em comunicado, enviado hoje à Agência ECCLESIA.
A promover a iniciativa estão também a Guarda Nacional Republicana (GNR), Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (a ANSR), a Polícia de Segurança Pública (PSP) e o Município de Ourém.
De acordo com a ANSR, no período entre janeiro de 2019 e agosto de 2023 registaram-se 35233 acidentes rodoviários com motociclos, dos quais resultaram 581 vítimas mortais.
Em 2023, os dados provisórios indicam que entre 1 de janeiro e de 31 de agosto já se registaram 6466 acidentes rodoviários envolvendo motociclos, dos quais resultaram 85 vítimas mortais.
Dado “os dados preocupantes”, a ABC decidiu lançar a campanha “E de repente, tudo muda!” para alertar toda a sociedade para os acidentes rodoviários, em particular com os motociclistas, “cuja vulnerabilidade em caso de acidente pode resultar em ‘consequências muito graves’ para os condutores”.
“São pais, mães, avós, filhos destroçados com a perda dos seus familiares. A sinistralidade rodoviária não é uma fatalidade e as suas consequências mais graves podem ser evitadas através da adoção de comportamentos seguros na estrada”, apelam os organizadores.
A campanha tem aparticipação da fadista Kátia Guerreiro e do ator Pedro Granger.
LJ/OC
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