Sociedade Bíblica lança edição do texto sagrado para surfistas

A exposição multimédia “A Bíblia para todos”, patente no Museu das Comunicações, em Lisboa, encerrará a 6 de Janeiro com um “lounge bíblico” que juntará músicos e actores.

A iniciativa, que se prolongará pela noite, será igualmente assinalada pelo lançamento de uma Bíblia para surfistas, produzida para a comunidade «Christian Surfers Portugal».

O responsável pela comunicação da Sociedade Bíblica, Alfredo Abreu, afirmou que se trata de “uma versão muito cool” do livro, acrescentando que “todo o ambiente do lançamento, que vai acontecer na tarde de dia 6, será muito descontraído, muito típico da cultura do surf. A ideia é que todos os convidados se sintam bem aqui”.

“Haverá muita música – clássica, contemporânea, jazz – e excertos da Bíblia serão interpretados por músicos e actores nacionais”, explicou.

“Queremos que as pessoas que passeiam no «Santos Design District» entrem, comam, bebam, estejam e oiçam as diferentes interpretações da mensagem”, referiu aquele responsável à Lusa.

“A ideia – prosseguiu – é fazer o que a Bíblia fez sempre: afectar os criadores, pô-los a pensar e levar esses pensamentos à sociedade”.

Dos monges copistas à reprodução robotizada

A apresentação patente no Museu das Comunicações descreve “o cruzamento entre as tecnologias, a cultura e a espiritualidade” que acompanharam a transmissão do texto bíblico, “da tradição oral à era digital”. A mostra, que abriu em Outubro deste ano, foi visitada por 1200 pessoas.

Uma das principais atracções da iniciativa é o robô industrial «Bios Bíblia», que reproduzirá a actividade dos monges copistas medievais.

“No final da exposição este braço mecânico terá copiado o Novo Testamento, produzindo mais de três milhões de letras numa folha de papel com mais de um quilómetro de comprimento”, disse Alfredo Abreu. A transcrição será depois cortada página a página, adquirindo a forma de um manual que será exposto publicamente.

A Sociedade Bíblica assinala este ano o duplo centenário da distribuição do primeiro exemplar do texto sagrado em Portugal.

A instituição reúne especialistas católicos, protestantes e ortodoxos, com o objectivo de “tornar a Bíblia mais conhecida e relevante para os mais de seis mil milhões de habitantes do planeta”. A plataforma integra um conjunto de organizações congéneres que opera em mais de 200 países e territórios.

Com Lusa

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR