O diálogo é essencial para vencer a crise. A convicção é de Mário Soares que participou, em Leiria, no ciclo “Novas Respostas a Novos Desafios”.
Mário Soares foi o anfitrião do Bispo de Leiria Fátima, que falou sobre as respostas da Igreja aos novos desafios, numa Conferência organizada pela Fundação INATEL e pela Fundação Mário Soares, que decorreu na última noite. Para o ex-Presidente da República, que se mostrou positivamente surpreendido pela densidade espiritual da nova Encíclica do Papa, o caminho que a Igreja aponta para o futuro é essencial.
“Enquanto nós não conseguirmos sair desta crise, estamos numa situação difícil. Penso que esta é a grande situação que temos hoje: como vencer a crise. E é preciso aquilo que disse o Sr. Bispo: fraternidade e o diálogo intercultural, inter-religioso e entre crentes e não crentes”, salientou Soares.
Para apresentar as respostas a esta crise que diz “civilizacional”, destinada a durar décadas, o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, referiu que a nova Encíclica do Papa apresenta um novo projecto de desenvolvimento global, com um caminho a seguir e salientou que, depois da crise, o mundo não pode continuar como até aqui.