Situação económica e social questiona cristãos

Bispo da Igreja Lusitana desafia as várias comunidades a assinarem declaração conjunta sobre a crise

Lisboa, 21 jan 2013 (Ecclesia) – Jorge Pina Cabral, presbítero eleito para bispo da Igreja Lusitana (Comunhão Anglicana), desafiou as Igrejas cristãs em Portugal a assumirem “uma declaração conjunta sobre a atual situação económica e social” do país.

Na proposta, lançada na mais recente edição do Semanário ECCLESIA, o responsável frisa que o texto deve incluir” o que deve ser denunciado” e ao mesmo tempo adiantar “novos caminhos de esperança”.

“Serão as Igrejas capazes de promover em conjunto espaços de solidariedade e de entreajuda que acolham os desempregados e todos aqueles que de uma forma ou de outra são vítimas da atual crise económica e social?”, questiona o bispo por ocasião da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que está a decorrer.

Para Jorge Pina Cabral o tema do Oitavário ecuménico, ‘O que exige Deus de nós?’, inspirado no livro bíblico do profeta Miqueias, sublinha que a “resposta às exigências divinas de mais justiça e fidelidade será tanto mais eficaz quanto as Igrejas na sua rica diversidade souberem trilhar caminhos conjuntos de ação”.

“Se o profeta Miqueias para sustentar a sua pregação em nome de Deus partiu da difícil situação social e politica vivida pelos habitantes do reino de Judá no século VIII a. C., então também nós, enquanto Igreja Corpo de Cristo, devemos partir, para o nosso agir conjunto, da sofrida realidade vivida pelo povo português”, sustenta.

O responsável espera que “2013 possa ser ao fim de muito tempo o ano que dê à luz a declaração conjunta sobre o reconhecimento mútuo do Batismo praticado nas diferentes Igrejas”.

O texto, a promulgar pelos representantes da Igreja Católica Romana e das Igrejas do Conselho Português de Igrejas Cristãs, “ajudaria à compreensão do sentido e da vivência da unidade e da catolicidade da Igreja de Cristo e a um concretizar de uma efetiva resposta à formulação de Miqueias”, salienta.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, marcada por iniciativas em várias dioceses, termina sexta-feira com uma celebração ecuménica na igreja de São José, em Coimbra, pelas 21h00, com a participação de ministros e fiéis de várias Igrejas cristãs.

O ecumenismo é o conjunto de iniciativas e atividades tendentes a favorecer o regresso à unidade dos cristãos, quebrada no passado por cismas e ruturas.

RJM

Partilhar:
Scroll to Top