Sismo: Papa mostra-se comovido com tragédia na Turquia e Síria

Francisco deixa mensagem às populações atingidas, evocando ainda drama da guerra na Ucrânia

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 08 fev 2023 (Ecclesia) – O Papa manifestou hoje no Vaticano a sua “comoção” perante o impacto dos sismos que atingiram a Turquia e a Síria, esta segunda-feira, provocando cerca de 12 mil mortos.

“O meu pensamento vai, neste momento, para as populações da Turquia e da Síria, duramente atingidas pelo terramoto que causou milhares de mortos e feridos”, disse, no final da audiência pública semanal que decorre no Auditório Paulo VI.

Dois violentos sismos, de 7,8 e 7,5 na escala de Richter, provocaram milhares de mortos e feridos, desalojados e desaparecidos, além de elevados danos materiais, num balanço que se tem vindo a agravar diariamente desde segunda-feira.

“Com comoção, rezo e manifesto a minha vizinhança a estes povos, aos familiares das vítimas e a todos os que sofrem com esta devastadora calamidade”, referiu Francisco.

Várias equipas de busca e salvamento, com ajuda internacional, estão no terreno para tentar salvar pessoas presas nos escombros.

“Agradeço a quantos estão empenhados em levar ajuda e encorajo todos à solidariedade com aqueles territórios, em parte já martirizados por uma longa guerra. Rezemos juntos para que estes nossos irmãos e irmãs possam seguir em frente, perante esta tragédia. E peçamos que Nossa Senhora os proteja”, concluiu o Papa.

Os presentes na audiência geral rezaram juntos uma Ave-Maria pelas vítimas do sismo.

A intervenção evocou, depois, o conflito na Ucrânia, iniciado a 24 de fevereiro de 2022, com a invasão russa do território.

“Não esqueçamos o sofrimento do povo ucraniano, tão martirizado, neste frio, sem luz, sem aquecimento e em guerra”, pediu Francisco.

OC

Turquia/Síria: Papa pede «ajuda concreta» para população atingida pelo sismo

 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR