Síria: Vaticano promove conferência de paz

Pontifícia Academia das Ciências convoca encontro internacional com a presença de Tony Blair e Mohamed ElBaradei

Cidade do Vaticano, 13 jan 2014 (Ecclesia) – A Pontifícia Academia das Ciências, da Santa Sé, promove hoje um encontro internacional sobre a guerra na Síria, com representantes do mundo da política, da diplomacia, da cultura e da economia.

Personalidades como o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair ou o egípcio Mohamed ElBaradei, antigo diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica, com a qual recebeu o Nobel da Paz, vão “analisar e refletir sobre a dramática situação síria” e “a guerra que se estende há mais de dois anos, provocando milhares de vítimas e refugiados, grande parte delas crianças, mulheres e idosos”, revela o portal de notícias do Vaticano.

O encontro intitula-se ‘Síria, como ficar indiferente?’ e procura caminhos que possam contribuir para um “cessar-fogo que torne possível a ajuda humanitária num país dilacerado pela guerra civil”.

A situação dos cristãos sírios, com particular atenção às perseguições religiosas e ao diálogo entre as diversas confissões, também estará no centro dos debates.

A abertura do encontro – cinco dias antes do início da conferência internacional de paz ‘Genebra 2’, na Suíça – estará a cargo do presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, cardeal Jean-Louis Tauran.

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, enviou uma mensagem ao Papa Francisco através de uma delegação que foi recebida em dezembro pelos responsáveis máximos da diplomacia da Santa Sé.

“O secretário de Estado da Santa Sé, D. Pietro Parolin, e o secretário para as Relações com os Estados, D. Dominique Mamberti, receberam uma delegação do governo sírio”, revelou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, em comunicado.

“A delegação trouxe uma mensagem do presidente Assad para o Santo Padre e apresentou a posição do governo sírio”, acrescenta a nota oficial.

Na sua mensagem de Natal, o Papa Francisco passou em revista os principais conflitos armados da atualidade, a começar pela Síria, rezando para que Deus “poupe novos sofrimentos” às populações e as partes “ponham fim a toda a violência e assegurem o acesso à ajuda humanitária”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR