Francisco lança apelo ao fim da violência por ocasião do início da conferência internacional de paz «Genebra 2»
Cidade do Vaticano, 22 jan 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco apelou hoje à participação de todos na “reconstrução” da Síria e desejou que a conferência internacional de paz «Genebra 2» promova o “fim da violência” no país.
“Desejo para a querida nação síria um caminho decidido de reconciliação, de concórdia e de reconstrução, com a participação de todos os cidadãos, onde cada um possa encontrar no outro não um inimigo, não um concorrente, mas um irmão a acolher e abraçar”, disse, perante milhares de pessoas reunidas para a audiência pública semanal que decorreu na Praça de São Pedro.
A cimeira internacional de paz para a Síria, uma iniciativa da Rússia, Estados Unidos da América e Nações Unidas, começa hoje na cidade suíça de Montreux, seguindo-se negociações em Genebra, entre Governo e oposição sírias.
[[v,d,4401,Audiência geral de 22 de janeiro]]As conversações vão ser acompanhadas por mais de 30 países, incluindo os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, representantes da Liga Árabe, da União Europeia e da Santa Sé.
“Rezo para que o Senhor toque os corações de todos, para que, procurando unicamente o maior bem do povo sírio, tão provado, não poupem nenhum esforço para chegar com urgência ao fim da violência e do conflito, que já causou demasiado sofrimento”, declarou o Papa Francisco.
A conferência ‘Genebra 2’ tenta garantir uma solução política para a guerra civil na Síria, que segundo as Nações Unidas terá provocado mais de 120 mil mortos e 8 milhões de deslocados desde março de 2011, altura em que se iniciaram os confrontos entre vários grupos da oposição e o Governo de Bashar al-Assad.
Uma primeira cimeira, em 2012, tinha apelado à criação de um Governo de transição que conduzisse à realização de eleições.
O núncio apostólico (embaixador da Santa Sé) na Síria, D. Mario Zenari, disse à Rádio Vaticano que é tempo de “virar a página” e combater uma “pobreza galopante” que se soma “às mortes, aos massacres, às atrocidades, às destruições”.
OC
[[v,d,,]]