Síria: Papa apela à participação de todos na «reconstrução» do país

Francisco lança apelo ao fim da violência por ocasião do início da conferência internacional de paz «Genebra 2»

Cidade do Vaticano, 22 jan 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco apelou hoje à participação de todos na “reconstrução” da Síria e desejou que a conferência internacional de paz «Genebra 2» promova o “fim da violência” no país.

“Desejo para a querida nação síria um caminho decidido de reconciliação, de concórdia e de reconstrução, com a participação de todos os cidadãos, onde cada um possa encontrar no outro não um inimigo, não um concorrente, mas um irmão a acolher e abraçar”, disse, perante milhares de pessoas reunidas para a audiência pública semanal que decorreu na Praça de São Pedro.

A cimeira internacional de paz para a Síria, uma iniciativa da Rússia, Estados Unidos da América e Nações Unidas, começa hoje na cidade suíça de Montreux, seguindo-se negociações em Genebra, entre Governo e oposição sírias.

[[v,d,4401,Audiência geral de 22 de janeiro]]As conversações vão ser acompanhadas por mais de 30 países, incluindo os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, representantes da Liga Árabe, da União Europeia e da Santa Sé.

“Rezo para que o Senhor toque os corações de todos, para que, procurando unicamente o maior bem do povo sírio, tão provado, não poupem nenhum esforço para chegar com urgência ao fim da violência e do conflito, que já causou demasiado sofrimento”, declarou o Papa Francisco.

A conferência ‘Genebra 2’ tenta garantir uma solução política para a guerra civil na Síria, que segundo as Nações Unidas terá provocado mais de 120 mil mortos e 8 milhões de deslocados desde março de 2011, altura em que se iniciaram os confrontos entre vários grupos da oposição e o Governo de Bashar al-Assad.

Uma primeira cimeira, em 2012, tinha apelado à criação de um Governo de transição que conduzisse à realização de eleições.

O núncio apostólico (embaixador da Santa Sé) na Síria, D. Mario Zenari, disse à Rádio Vaticano que é tempo de “virar a página” e combater uma “pobreza galopante” que se soma “às mortes, aos massacres, às atrocidades, às destruições”.

OC

 [[v,d,,]]

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top