Síria: Igrejas cristãs de Al-Qaryatain foram destruídas ou profanadas pelos jihadistas

Lisboa, 06 abr 2016 (Ecclesia) – As igrejas cristãs da cidade de Al-Qaryatain, reconquistada no passado fim-de-semana por forças do exército sírio foram destruídas ou seriamente danificadas e profanadas, denunciou hoje a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

Os primeiros relatos após a reconquista de Al-Qaryatain dão conta de uma cidade praticamente fantasma, havendo notícias, ainda sem confirmação, de que os cristãos que lá habitavam estarão presos atualmente nas imediações da cidade de Raqqa.

“Durante a ocupação, pelo autoproclamado ‘Estado Islâmico’, houve uma verdadeira limpeza dos símbolos cristãos da cidade, com cruzes destruídas, cemitérios profanados, igrejas demolidas e livros sagrados queimados e espalhados pelo chão”, assinala a AIS.

A fundação pontifícia sublinha que o mosteiro centenário de Mar Elian, considerado um dos monumentos católicos mais importantes da Síria., foi parcialmente demolido durante a ocupação jihadista que teve início em agosto de 2015.

As tropas de Bashar al-Assad reconquistam no passado domingo esta cidade, situada a cerca de 100 quilómetros a oeste de Palmira.

OC

Partilhar:
Scroll to Top