Síria: «Genebra 2» pode significar «um novo começo» em paz

Observador permanente da Santa Sé na ONU fez votos de um acordo que pacifique a Síria

Lisboa, 24 jan 2014 (Ecclesia) – O observador permanente da Santa Sé na ONU, D. Francis Chullikatt, fez votos de que o encontro internacional de paz ‘Genebra 2’ permita “um novo começo” para a Síria.

Durante um discurso no Conselho de Segurança das Nações Unidas, o arcebispo desejou que a conferência de paz sobre a Síria seja a ocasião para uma reflexão renovada sobre os critérios necessários para oferecer um novo começo a uma nação que tem sido “deixada à mercê de uma destruição indescritível e à perda de vidas humanas”.

“A necessidade urgente de reconstruir a paz deve triunfar sobre a solução de outras questões políticas e sociais, e esta reconstrução deve incluir novas formas de participação política e representação que garantam a voz e segurança de todos os grupos que consideram a Síria a sua casa”, disse o prelado na sede da ONU em Nova Iorque, Estados Unidos da América.

“É necessário promover o diálogo inter-religioso e a reconciliação para restabelecer o equilíbrio no rico e complexo pluralismo da sociedade síria” e a Santa Sé “está disposta a apoiar todas as comunidades religiosas nos seus esforços para atingir novos entendimentos e o restabelecimento da confiança, depois de tantos anos de violência, vingança e recriminação”, concluiu D. Francis Chullikatt.

Além de abordar o tema em discussão na conferência de ‘Genebra 2’, o representante do Vaticano falou ainda sobre as negociações entre israelitas e palestinos e sobre a necessidade de alcançar uma paz “há muito tempo almejada”.

“As decisões corajosas raramente são fáceis e podem ser politicamente impopulares”, disse o observador permanente.

RV/MD

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR