Síria: Estado Islâmico destruiu um dos monumentos católicos mais importantes do país

Mosteiro de Mar Elian acolhia todos os anos milhares de peregrinos

Cidade do Vaticano, 21 ago 2015 (Ecclesia) – Militantes do Estado Islâmico atacaram e destruíram o mosteiro de Mar Elian, considerado um dos monumentos católicos mais importantes da Síria.

A notícia é avançada hoje na edição do jornal “L’Osservatore Romano”, do Vaticano, que fala em mais um “episódio” demonstrativo da “fúria iconoclasta do grupo jihadista”.

Situado na localidade de Qaryqatayn, próximo de Homs, o mosteiro originário do século V albergava uma relíquia com os restos mortais de Santo Elian, figura que segundo a tradição cristã terá sido martirizada em 285 d.C.

Além de arrasarem a igreja local, os membros do Estado Islâmico profanaram a referida relíquia, numa incursão que quiseram deixar documentada através da divulgação de um conjunto de fotografias.

Todos os anos, o mosteiro de Mar Elian acolhia “milhares de peregrinos, por ocasião da memória litúrgica do santo, a 9 de setembro”.

O próprio prior do mosteiro, padre Jacques Mouraud, permanece desaparecido desde maio, depois de ter sido raptado, alegadamente pelo Estado Islâmico.

OR/JCP

Partilhar:
Scroll to Top