Bispo de Leiria – Fátima afirma que intervenção armada vai provocar o «caos» e «agravar a situação» naquele país asiático
Fátima, Santarém 06 set 2013 (Ecclesia) – A diocese de Leiria – Fátima vai estar em comunhão com o Papa, numa vigília de oração no Santuário de Fátima, este sábado.
“O número das vítimas do conflito sírio, agravado pelo uso de armas químicas, é impressionante”, sublinha o bispo D. António Marto, num comunicado publicado pelo site da diocese.
“A intervenção armada que se anuncia corre o risco de agravar a situação, provocando o caos em toda a região. A guerra não é solução para os problemas”, assinala o bispo, unindo-se às palavras do Papa Francisco que, este domingo, a pelou a uma jornada de oração e jejum pela paz na Síria.
D, António Marto vai presidir a uma vigília de oração na Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima, das 21h30 às 24h00, e apela à participação de “todos os diocesanos que tenham disponibilidade”.
A iniciativa “constará da normal recitação do terço com a procissão de velas, seguida da exposição e adoração do Santíssimo Sacramento com oração silenciosa, textos de meditação, cânticos e bênção final”, explica o bispo de Leiria-Fátima.
No mesmo comunicado, o convite à oração é estendido às paróquias, às comunidades religiosas e a todos os grupos eclesiais: “organizando uma vigília de oração para a mesma hora, abrindo durante a tarde ou a noite de sábado as igrejas e capelas para possibilitar a oração pessoal ou de grupos”.
É também pedido, aos sacerdotes e comunidades cristãs, que nas eucaristias dominicais acrescentam a seguinte intenção na oração dos fiéis: “Pela paz na Síria, no Médio Oriente e no mundo inteiro, por intercessão da Virgem Maria, Rainha da paz, oremos ao Senhor”.
CB/LS