Lisboa, 27 mai 2013 (Ecclesia) – O cardeal Leonardo Sandri, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais (Santa Sé), lançou um apelo pela libertação dos bispos e padres sequestrados na Síria.
O responsável lembrou com uma “oração especial” os bispos Mar Gregorios Ibrahim, da Igreja siro-ortodoxa, e Paul Yazigi, da Igreja greco-ortodoxa, raptados a 22 de abril por um grupo armado quando prestavam ajuda humanitária na aldeia de Kafr Dael, província de Alepo.
“Seja Ele (Deus) a consola-los e a torna-los fortes na provação, enquanto nós lançamos um forte apelo pela sua libertação e o regresso às suas famílias e comunidades eclesiais”, disse o cardeal Sandri, em visita ao Líbano, citado pelo portal de notícias do Vaticano.
O prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais vai passar também pela Jordânia, após encontrar-se com responsáveis católicos e voluntários da Cáritas que “está a fazer face, com outros organismos humanitários, à enorme tragédia dos refugiados vindos da Síria”, segundo a Santa Sé.
A missa deste domingo no santuário inter-ritual da Senhora de Zahleh, cerca de 55 quilómetros a leste de Beirute, teve como “intenção principal” a “súplica de paz pela Síria, pelo Líbano e por todo o Médio Oriente”.
Antes de regressar a Roma, D. Leonardo Sandri vai visitar um campo de refugiados com pessoas vindas da Síria e outras regiões do Médio Oriente.
OC