Sinos tocaram em todo o mundo em defesa do ambiente

512 894 assinaturas entregues em Copenhaga num Domingo com cerimónia ecuménica

Vários milhares de pessoas reuniram-se este Domingo na praça do município de Copenhaga para assistir à entrega da petição que juntou 512 894 assinaturas. Numa manhã muito fria, o Arcebispo sul-africano Desmond Tutu, Prémio Nobel da Paz em 1984, aqueceu o público com um discurso inspirador.

No final, o grupo dinamarquês Outlandish cantou o seu êxito “I Just Ask of God” e chamou de novo ao palco Desmond Tutu.

Foi então altura de rumar à Igreja de Nossa Senhora, onde se realizou uma cerimónia ecuménica com representantes de todas as igrejas cristãs da Dinamarca, bem como os bispos católicos da delegação CIDSE-Caritas, o Arcebispo da Cantuária e Desmond Tutu, sob a égide da Família Real dinamarquesa.

Foi uma cerimónia com transmissão directa na televisão dinamarquesa. Teve a participação de um coro de vozes africanas, outro da Gronelândia e o Coro Real.

Num ofertório simbólico, foram levados um coral, uma pedra dum glaciar e uma maçaroca de milho seco, a representar a face já visível do problema que afecta o mundo inteiro.

Rowan Williams, a figura principal da Igreja Anglicana, fez o sermão, lembrando que Deus convida a amar a Criação e advertindo que só o amor supera o medo – medo de estragarmos a herança que recebemos, medo de tomar decisões que os políticos sabem que devem tomar mas que podem ser impopulares – e é necessário comprometermo-nos com esse amor, do qual sairão as energias para fazer o que é necessário e a força da confiança. “Não tenham medo; actuem pelo amor”, disse o Arcebispo da Cantuária.

No final, os sinos tocaram 350 vezes, tal como aconteceu no mundo inteiro, a lembrar as 350 partes por milhão de CO2 que marcam o limite de segurança para a presença de dióxido de carbono na atmosfera.

Em Portugal os sinos também tocaram, por exemplo na diocese do Algarve, nas paróquias da Senhora da Conceição, no Porto, e de Santa Maria Madalena, em Santo Tirso.

Tiago Tavares (Fundação Evangelização e Culturas), em Copenhaga

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top