Papa agradece a todos os que participaram na assembleia, que prossegue em 2024
Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano
Cidade do Vaticano, 28 out 2023 (Ecclesia) – O Papa encerrou hoje a primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, agradecendo o “trabalho de todos e cada um”, da mesa da presidência à equipa de bastidores.
“Obrigado, de coração, a todos”, disse, sob as palmas dos presentes.
Os trabalhos do Sínodo, com o tema ‘Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão’, iniciados a 4 de outubro, encerraram-se esta tarde com a aprovação do documento de síntese; Francisco decidiu que a mesma terá uma segunda etapa, em 2024.
“O protagonista do Sínodo é o Espírito Santo”, realçou o Papa.
A congregação geral conclusiva incluiu uma saudação do cardeal Carlos Aguiar Retes, arcebispo da Cidade do México e presidente delegado desta assembleia sinodal, que apontou aos “grandes desafios do tempo atual”, no serviço “pelos mais pobres e vulneráveis.
A assembleia sinodal, presidida pelo Papa, teve 365 votantes, entre eles 54 mulheres, a quem se somam, sem direito a voto, 12 representantes de outras Igrejas e comunidades cristãs (delegados fraternos), oito convidados especiais e colaboradores da Secretaria-Geral do Sínodo.
A Conferência Episcopal Portuguesa está representada pelo seu presidente e vice-presidente, respetivamente D. José Ornelas e D. Virgílio Antunes.
OC