Grupo vai incluir 17 elementos, dos cinco continentes
Cidade do Vaticano, 23 out 2024 (Ecclesia) – Os participantes na Assembleia Sinodal que decorre no Vaticano elegeram hoje os membros do Conselho Ordinário da Secretaria-Geral do Sínodo.
“Em relação à atual Instrução, que regula os trabalhos da Assembleia, o Santo Padre introduziu uma alteração que eleva o número total de membros para 17”, indica uma nota enviada aos jornalistas, pela Santa Sé.
12 membros, dos cinco continentes, foram eleitos pelos participantes na segunda sessão da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, a que se somam quatro elementos de nomeação papal e, no futuro, o prefeito do Dicastério da Cúria Romana responsável pelo tema da próxima assembleia.
Membros eleitos para o novo conselho
D. Youssef Absi, patriarca de Antioquia dos Greco-Melquitas D. Timothy John Costelloe, arcebispo de Perth (Austrália) D. Daniel Ernest Flores, bispo de Brownsville (Estados Unidos da América) D. Alain Faubert, bispo de Valleyfield (Canadá) Cardeal Luis José Rueda Aparicio, arcebispo de Bogotá (Colômbia) D. José Luis Azuaje Ayala, Arcebispo de Maracaibo (Venezuela) Cardeal Jean-Marc Aveline, arcebispo de Marselha (França) D. Gintaras Grusas, arcebispo de Vilnius (Lituânia) Cardeal Dieudonné Nzapalainga, arcebispo de Bangui (República Centro-Africana) D. Andrew Fuanya Nkea, Arcebispo de Bamenda (Camarões) Cardeal Filipe Neri António Sebastião do Rosário Ferrão, arcebispo de Goa e Damão (Índia) D. Pablo Virgilio S. David, bispo de Kalookan (Filipinas) |
O Conselho Ordinário da Secretaria-Geral é responsável pela “preparação e realização” de cada Assembleia Geral.
O Sínodo dos Bispos, instituído por São Paulo VI em 1965, pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.
OC