Presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família destaca importância do setor
Lisboa, 21 nov 2013 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF), D. Antonino Dias, afirmou que o inquérito de preparação para o Sínodo extraordinário dos bispos, em 2014, gerou um maior “interesse” nas comunidades em relação a questionários anteriores.
“Há um interesse maior por parte das bases, atendendo aos temas de fronteira que são abordados”, disse à Agêcia ECCLESIA o bispo de Portalegre-Castelo Branco.
O prelado destaca que se trata de um procedimento “comum” na preparação do Sínodo, mas admite a sua “surpresa” pelo facto de esta assembleia sobre a família se ir desenrolar em duas sessões, uma extraordinária, em 2014, e outra ordinária, no ano seguinte.
Segundo D. Antonino Dias, é “sempre necessário” debater o tema da família e acolher “aquilo que possa chegar dentro deste campo, para abrir pistas para a ação pastoral” da Igreja Católica.
“Existe uma confusão muito grande, mas a família continua a ser o que era e com certeza que vai continuar a existir como célula base da sociedade, e é nela que temos de apostar”, conclui.
A Santa Sé enviou um questionário com 38 perguntas que “permitem às Igrejas particulares” participar “ativamente” na preparação do Sínodo extraordinário.
As questões que acompanham o documento preparatório pedem que sejam identificados fatores “culturais que impedem a plena aceitação do ensinamento da Igreja sobre a família” e a contraceção, entre outros temas.
O Papa Francisco decidiu convocar uma sessão extraordinária do Sínodo dos Bispos, de 5 a 19 de outubro de 2014, centrado no tema da família.
O comunicado final da última assembleia plenária da CEP, em Fátima, afirmava que esta “será a primeira etapa para se ter o conhecimento da realidade familiar no mundo de hoje, havendo uma segunda parte no ano seguinte, com a realização de uma sessão ordinária do Sínodo dos Bispos”.
“Como em situações anteriores, trata-se de recolher dados sobre as perguntas do questionário, cuja síntese final será enviada ao Secretariado do Sínodo, como contributo para que os participantes no Sínodo possam abordar, com realismo e frontalidade, todas as questões referentes à família”, acrescenta o texto.
O documento preparatório da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, dedicada ao tema ‘Desafios Pastorais da Família no contexto da Evangelização’, foi divulgado pela Santa Sé no último dia 5 e está disponível desde então para leitura e download no site da ECCLESIA.
PR/OC