Sínodo: Diocese de Aveiro cria email para receber respostas ao inquérito

Aveiro, 21 nov 2013 (Ecclesia) O bispo de Aveiro revelou que o Secretariado Diocesano de Pastoral Familiar vai disponibilizar um email, “expressamente criado”, para receber as respostas ao inquérito preparatório do próximo Sínodo dos Bispos sobre a família.

“O questionário é enviado a todos os sacerdotes que organizarão a consulta em cada paróquia. Está a ser igualmente enviado a todos os movimentos de pastoral familiar e está aberto a todos quantos queiram individualmente ou em grupo responder. Será disponibilizado um mail próprio expressamente criado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar (SDPF) para este efeito”, explica D. António Francisco dos Santos.

O bispo de Aveiro revelou que confiou ao SDPF “a responsabilidade” de organizar esta consulta e de “reunir as respostas para serem enviadas à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e posteriormente analisadas e refletidas” na diocese.

As respostas devem ser enviadas até ao dia 15 de dezembro para o Secretariado Diocesano de Pastoral Familiar, “que as enviará até 5 de janeiro de 2014 à CEP”, informou ao jornal diocesano ‘Correio do Vouga’.

D. António Francisco dos Santos, sobre o envio do inquérito, destaca que se “trata de uma forma habitual de proceder em todos os sínodos” e que esta consulta “sempre foi aberta a todos no âmbito eclesial ou extra eclesial”.

O questionário conta com nove grupos de perguntas distribuídas por 38 questões e para o prelado de Aveiro o Secretariado da Pastoral Familiar, da Diocese de Lisboa, fez “um trabalho muito interessante” e “desmembrou as questões em 58, tornando, mais fácil e concreta a resposta”.

Para perceber “a intencionalidade e a urgência” do Papa Francisco ao convocar um sínodo centrado na família, “um tema de imensa atualidade”, o bispo diocesano aconselha a leitura da introdução ao questionário: “O Sínodo tem a finalidade de anunciar o evangelho nos atuais desafios pastorais a respeito da família”.

O Sínodo dos Bispos vai ter duas assembleias gerais, uma extraordinária em outubro de 2014 e outra ordinária em outubro de 2015.

O prelado considera também que são “muitos os desafios pastorais que se colocam hoje à família” e destaca os cinco mais significativos: “afirmar com clareza uma visão antropológica cristã da família no contexto da cultura contemporânea; realçar o valor da vida e do amor e a missão educativa da família; sublinhar a importância do matrimónio como sacramento e da vocação da família no campo da transmissão da fé; dar atenção ao caminho de cada família e ao valor da espiritualidade na vivência da família; fazer surgir na Igreja programas pastorais de acolhimento e acompanhamento adequados às diferentes situações vividas pelas famílias”.

O “dom” da família que é comum a “crentes ou não crentes” precisa de “ser cuidado de um modo especial através do tempo dedicado aos membros da família”, conclui D. António Francisco dos Santos que relembra que no âmbito da Missão Jubilar da Diocese Aveiro, em setembro, esse foi o objetivo.

O documento preparatório da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, dedicada ao tema ‘Desafios Pastorais da Família no contexto da Evangelização’, foi divulgado pela Santa Sé no último dia 5 e está disponível desde então para leitura e download no site da ECCLESIA.

CV/CB/OC 

Partilhar:
Scroll to Top