Percurso leva a inédita Assembleia Eclesial, em 2028

Cidade do Vaticano, 08 abr 2025 (Ecclesia) – O XVI Conselho Ordinário da Secretaria-Geral do Sínodo promoveu o seu terceiro encontro, esta terça-feira, com o objetivo de analisar “o processo de acompanhamento e verificação” da fase de implementação da última Assembleia Sinodal (2021-2024).
O Vaticano informou que o Conselho apresentou ao Papa um “plano de trabalho”, a 11 de fevereiro, e que Francisco o aprovou “em meados de março”.
A 15 de março, a Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos lançou “um caminho de acompanhamento e avaliação da fase de implementação” do processo sinodal e convocou uma inédita Assembleia Eclesial, no Vaticano, em outubro de 2028.
A XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, cuja segunda sessão decorreu de 2 a 27 de outubro de 2024, sob a presidência do Papa, com o tema ‘Por uma Igreja sinodal: participação, comunhão, missão’, começou com a auscultação de milhões de pessoas, pelas comunidades católicas, em 2021; a primeira sessão decorreu em outubro de 2023.
Francisco promulgou o documento final e enviou-o às comunidades católicas, sem publicação de exortação pós-sinodal, uma possibilidade prevista na constituição apostólica ‘Episcopalis communio’.
O documento de apoio para a fase de implementação deverá ser publicado no final de maio.
OC