Sínodo: Casal australiano propõe «paradigma nupcial» na espiritualidade católica

Cidade do Vaticano, 06 out 2014 (Ecclesia) – Os australianos Ron e Mavis Pirola foram hoje o primeiro casal a falar durante a assembleia geral extraordinária do Sínodo dos Bispos, propondo um novo “paradigma nupcial” na Igreja Católica.

Segundo os diretores do Conselho Australiano para o Casamento e a Família, a sugestão nasceu na reflexão de uma das suas filhas (Teresa Pirola) e aplicar-se-ia a “todas as pessoas, sejam elas solteiras, celibatárias ou casadas”.

O ‘paradigma nupcial’ apresenta o Matrimónio como “ponto de partida para se entender a missão” de cada católico, sublinhando o “instinto vocacional para a geração e a intimidade que todas as pessoas sentem”.

Numa sessão de trabalhos dedicada ao tema da ‘comunicação do Evangelho na família de hoje’, os australianos, casados há 55 anos, admitiram que os documentos do magistério católico lhes pareciam “de outro planeta”, com “linguagem difícil e não particularmente relevante” para o seu quotidiano.

“Precisamos de novas formas e linguagem relacionáveis para tocar o coração das pessoas”, sustentaram.

Ron e Mavis Pirola falaram da união sexual como “parte essencial” da espiritualidade dos casais e das famílias como “modelo de evangelização para as paróquias”.

Neste contexto, abordaram temas como a homossexualidade ou o divórcio, dando o exemplo de uma família amiga que acolheu o parceiro de um filho nas celebrações do Natal.

“A sua resposta pode ser sintetizada nestas palavras: ‘ele é nosso filho’”, relataram.

A experiência das famílias, concluíram, apresenta um “modelo natural” para a Igreja de “portas abertas” que o Papa Francisco propõe na sua exortação apostólica ‘A alegria do Evangelho’.

253 pessoas, entre cardeais, bispos, religiosos, peritos e representantes de outras Igrejas, marcam presença desde hoje na sala do Sínodo, para duas semanas de debate.

A lista de participantes inclui 14 casais – um no grupo de peritos e 13 nos ouvintes – com quatro minutos disponíveis para uma intervenção, à semelhança dos cardeais que desejem tomar a palavra durante os trabalhos.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top